No dia 15 de março desse bizarro 2021, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a grande lista de filmes, diretores, atrizes e atores indicados na edição de número noventa e três do Oscar. E como sempre, a academia acabou esnobando alguns nomes.
A seguir a lista de 4 filmes não indicados ao Oscar, que são tão bons quanto aqueles que participarão da corrida do maior festival do mundo audiovisual do mundo:
A Voz Suprema do Blues (2020)
Apesar das cinco indicações nas categorias de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Figurino, Design de Produção, Maquiagem e Cabelo, muitos críticos e veículos especializados torceram o nariz quando viram que A Voz Suprema do Blues não iria concorrer a Melhor Filme do Ano. O filme americano dirigido por George C. Wolfe, escrito por Ruben Santiago-Hudson e com a produção de Todd Black, Denzel Washington e Dany Wolf foi baseado numa peça clássica dos anos 80 (com o mesmo nome, Ma Rainey’s Black Bottom) e conta com a participação da gigante Viola Davis. Decerto um obra marcante que levanta algumas questões bem importantes e ainda urgentes.
Umbrella (2020)
O curta cem por cento brasileiro, produzido em São Paulo, participou de mais de 50 festivais dentro e fora das terras tupiniquins. Assim sendo ficou muito perto de entrar na lista de melhores curtas, chegando a fase de qualificação. Dessa maneira seria o primeiro filme brasileiro a concorrer nesta categoria, mas não se classificou. Com menos de 8 minutos de duração e sem nenhum diálogo, o curta brasileiro é de rasgar até os corações mais duros. Além disso, em termos técnicos, tinha tudo para concorrer na cerimônia em Los Angeles.
Bacurau (2019)
É impossível que não tenha rolado um arrependimento da Academia, de tal forma que até que um dos principais jornais dos Estados Unidos, o The New York Times, alegou que Bacurau deveria participar do Oscar. Sem nenhuma indicação o filme nacional tem a estante recheada de prêmios, como Melhor Filme Estrangeiro (Online Film Critics Society Awards), Melhor Fotografia de Longa-metragem (Prêmio ABC de Cinematografia), Melhor Filme (Montréal Festival of New Cinema e Neuchâtel International Fantastic Film Festival) e até mesmo uma Palma de Ouro do Festival de Cannes. Merecia um Oscar, é claro.
Malcolm & Marie (2021)
Filmado inteiramente em preto e branco, o filme dirigido por Sam Levinson conta com a energia única exalada pela atriz e premiadíssima Zendaya, estrela da série Euphoria (HBO). O longa e a própria atriz estavam entre os principais nomes para correr na noite do Oscar. No entanto foi mais um dos títulos esnobados pela Academia.
A premiação vai acontecer no último domingo de abril, até lá, dá tempo de maratonar os indicados e ainda sobra tempo para apreciar os-que-quase-chegaram-lá.