Além de ‘Let It Be’: onde assistir a todos os filmes oficiais dos Beatles
A Disney+ acaba de disponibilizar a versão remasterizada de Let It Be, original de 1970. Mas o cardápio é bem maior!
Talvez você nunca tenha assistido à versão original do filme Let It Be, dos Beatles, que teve sua versão remasterizada lançada ontem pela Disney+. Mas certamente assistiu, muitas vezes, ao “show do telhado”. Uma apresentação surpresa realizada em 1969 no rooftop do prédio da Apple Corps, a desastrada empresa que os quatro integrantes montaram após a morte de seu empresário, Brian Epstein.
Para muitos, o show do telhado marca, simbolicamente, o fim do grupo. Efetivamente, foi a última aparição dos quatro tocando juntos, com a brilhante adição do pianista Billy Preston, que adicionou uma pegada soul às músicas de Let It Be, álbum que gravaram em uma época em que o quarteto de Liverpool mal se falava.
Tais imagens são parte do filme dirigido por Michael Lindsay-Hogg e lançado em 1970, documentando as gravações como um apoio promocional ao derradeiro álbum da maior banda de rock da história. Let It Be acompanha o processo de gravação do disco. Ensaios, arranjos, momentos de descanso e a intimidade de um grupo que ajudou a moldar a música pop. Apenas por isso, indispensável.
Para além do fim, saiba que os Beatles sempre foram ligados ao cinema. Usar películas para promover álbuns é uma sacada de sucesso dos Fab Four há tempos. Seja para conhecer a fase mais naive do quarteto, ou se afundar em suas mais psicodélicas pirações, segue um guia com os outros quatro filmes oficiais, que todo fã deveria assistir.
A Hard Day’s Night (1964)
Assim como Let It Be, a comédia musical A Hard Day’s Night foi lançada simultaneamente ao disco homônimo — e foi um baita sucesso, tanto de bilheterias, quanto de crítica. O roteiro repassa 36 horas do dia a dia dos Beatles enquanto se preparam para um programa de televisão. No Brasil, o filme também entrou no circuito de cinemas, mas com os absurdos nomes de Os Reis do Iê Iê Iê e, pasmem, Os Quatro Cabeleiras do Após-Calipso! Que dureza…
Onde assistir? Disponível no Prime Video.
Help (1965)
Um ano depois, novo disco e… novo filme. O sucesso de A Hard Day’s Night convenceu o empresário Brian Epstein de que lançar álbum e produção cinematográfica juntos era um baita de um bom negócio, apinhando a agenda dos quatro integrantes, que já era surrada com centenas de apresentações. Com roteiro um pouco mais elaborado, em Help! a banda tenta salvar o baterista Ringo Starr da perseguição por cientistas malucos apoiados por uma estranha seita oriental.
Onde assistir? Disponível na Apple TV.
Magical Mystery Tour (1967)
Idealizado por Paul McCartney, Magical Mystery Tour já apresenta a fase mais madura dos Beatles, deixando para trás o rock bubblegum (“iê iê iê”, para os brasileiros) e assumindo experimentações e psicodelia, tanto na música, quanto na película. Como o próprio nome sugere, o filme registra uma turnê psicodélica tocada por cinco “mágicos”, interpretados pelos quatro Beatles e Mal Evans, que na vida real era mesmo o tour manager da banda. A cena em que a banda toca I Am The Walrus é clássica. Estava plantada a semente do que viria a ser o videoclipe.
Onde assistir? Disponível na Apple TV.
Yellow Submarine (1968)
Absurdamente psicodélico, Yellow Submarine representa uma revolução estética no mundo da animação. Arte pura, com trilha sonora impecável. O filme foi dirigido por George Dunning e apresenta os personagens viajando para Pepperland, um mundo submarino apaixonado por música.
Onde assistir? Disponível na Apple TV.