Michael Jaafar Jackson como Michael Jackson no filme ‘Michael’. Foto: Kevin Mazur/Divulgação

Cinebiografia de Michael Jackson quebra recorde nas plataformas digitais

Jota Wagner
Por Jota Wagner

O primeiro teaser oficial de Michael se tornou o trailer de uma cinebio mais visto da história no período de 24 horas

A biopic das biopics quebrou recorde oficial. Segundo a firma de inteligência de mídia WaveMetrix, o teaser de Michael, lançado no último dia 06, somou mais de 116,2 milhões de views em suas primeiras 24 horas (em todas as versões e plataformas), fazendo dele o trailer de uma cinebiografia mais visto no mundo no período de um dia.

A obra que contará a história de Michael Jackson está agora prevista para o dia 04 de abril de 2026, após dois adiamentos (a primeira data divulgada foi em 2024), e será protagonizada pelo sobrinho do rei do pop, Jaafar Jackson, em sua estreia como ator nos cinemas. O filme está a cargo de dois profissionais do cinema. O diretor Antonie Fuqua (Invasão à Casa Branca, O Protetor) e o roteirista John Logan (O Último Samurai, O Aviador e Hugo).

Michael chegará com imensa expectativa, pronto para ser um dos grandes filmes do gênero ou um fiasco fenomenal, por motivos óbvios. Ninguém sabe ainda como o roteiro vai lidar com as polêmicas de Michael Jackson em relação às denúncias de abusos de menores no final de sua carreira — casos pelos quais foi acusado e jamais condenado.

Considerando que o projeto teve total controle da família e detentores do espólio do cantor, é possível vermos um resultado nada imparcial, apesar do risco de comprometer totalmente a credibilidade da produção. Uma das informações que já vieram a público a respeito do assunto foi também a causadora do primeiro atraso em sua produção.

A família de Jordan Chandler, um dos casos de acordo financeiro para encerrar o processo de acusação de abuso sexual em 1993, entrou na justiça contra o filme, alegando que no acordo estaria claro que qualquer dramatização em relação ao garoto era proibida. As cenas finais do filme precisaram ser reescritas.

O corte atual do filme tem três horas e meia de duração. Especula-se, portanto, que Michael possa ser dividido em duas partes. A Lionsgate, produtora da obra, não confirma e nem desmente. O estúdio também não divulgou quais recortes da carreira de Michael serão cobertos pelo roteiro: a infância, a vida com o Jackson 5, a ascensão ao topo do pop e seu declínio. Vale lembrar que, em várias cinebios, os roteiristas preferem desenvolver a história considerando apenas uma época da vida do biografado. Foi o caso de Bob Dylan em A Complete Unknown, e Gal Costa, em Meu Nome É Gal.

Além de Jaafar, Michael conta no elenco principal com os atores Colman Domingo, Nia Long, Miles Teller, Laura Harrier, Kat Graham e Larenz Tate.

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.