Apresentação da dupla Raquel Krugel e VJ Não Consta no festival Canvas Audiovisuais 2022. Foto Bia Ferrer.

Festival de arte e tecnologia Canvas Audiovisuais rola neste fim de semana com timaço de VJs e DJs de SP

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Neste final de semana (29 e 30 de abril), o festival de arte e tecnologia Canvas Audiovisuais leva seus shows e instalações audiovisuais para o Gênese – Estúdio de Criação, um novíssimo e moderno espaço localizado nos Campos Elíseos, em São Paulo, inaugurado em fevereiro.

Serão seis shows e três instalações artísticas que convidam o público a uma viagem imersiva no audiovisual expandido usando as enormes paredes dos salões do estúdio como telas. Entre as atrações estão o projeto Xingu do duo VJ Spetto e DJ Paula Chalup que se apresentam no sábado (29), e a dupla VJ Grazzi e Akin Deckard, que fecham o festival no domingo (30), unindo música, projeções, tecnologia e uma diversidade de ferramentas digitais e analógicas para reverberar sua arte por meio de som e vídeo.

O VJ Spetto e o multiartista Craca se apresentaram no Canvas Audiovisuais em 2022. Foto Bia Ferrer

Felipe Brait, o idealizador e curador, explica um pouco mais sobre a essência do festival. “O Canvas prima pela diversidade e o ineditismo, trazendo um cruzamento interseccional de linguagens dentro do campo expandido e ilimitado da tech-art. Por isso é possível perceber, a cada edição, a evolução de como arte e tecnologia interagem e impactam o público estimulando todos os seus sentidos”, diz.

Além dos shows, quem estiver no festival ainda poderá interagir com três projetos artísticos que desenvolvem obras inseridas no espaço, transitando entre a videoinstalação, o laser reativo e o videomapping. Uma delas, une a arte dos artistas visuais Elka Andrello e Diogo Terra e do músico Nelson D na instalação Banho de Floresta, parceria que une projeção imersiva ativada com laser e trilha sonora espacial. Além deles, Arthur Boeira exibe uma instalação interativa com sensores e LIDAR e Lucas Bambozzi remontam sua obra A Queda, uma escultura eletrônica criada com monitores de TV.

SHOWS INÉDITOS

Quatro apresentações da programação e duas instalações são inéditas. No sábado (29) se apresentam A1219 e Sue, em uma colaboração criativa que envolve sintetizador, guitarra e programação criativa. Na sequência, NTHLCRVLH (Nathalia Carvalho) e MNTH (Luciano Valério) desfragmentarão sequências em provocações espectrais.  No domingo (30), estreia a parceria entre os artistas Achiles Luciano (visuais) e Felinto (produtor musical), além de Linda Green e Letícia RMS fazendo um DJ set com visuais ao vivo. Durante todo o festival, as instalações de tech-art estarão abertas para visitação.

SERVIÇO

Canvas Audiovisuais
Sábado (29) e domingo (30), a partir das 19h
Gênese – Estúdio de Criação (Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos, São Paulo)
Line-up:
A1219 + Sue
NTHLCRVLH + MNTH
XINGU (VJ Spetto + DJ Paula Chalup)
Achiles Luciano + Felinto
Linda Green + Letícia RMS
VJ Grazzi + Akin Deckard.
Instalações artísticas:
Arthur Boeira
Lucas Bambozzi
Elka Andrello + Diogo Terra + Nelson D
Apoio Cultural: ON Projeções
Ingressos: R$ 60 (antecipados) e R$ 80 (na porta)
Lista Trans (T/Q/NB): e-mail: effyfranca@gmail.com

Claudia Assef

https://www.musicnonstop.com.br

Autora do único livro escrito no Brasil sobre a história do DJ e da cena eletrônica nacional, a jornalista e DJ Claudia Assef tomou contato com a música de pista ainda criança, por influência dos pais, um casal festeiro que não perdia noitadas nas discotecas que fervilhavam na São Paulo dos anos 70.

× Curta Music Non Stop no Facebook