music non stop

Festival “covid19 free” na Holanda termina com mais de 1000 infectados. Os erros que não devemos cometer

Verknipt festival 2021

Verknpt 2021 - foto: reprodução Youtube

Verknipt Outdoor Festival em Utrecht recebeu 20 mil pessoas. O resultado foi alarmante

Erros cometidos por parte dos organizadores e do governo holandês resultaram num tremendo retrocesso no que diz respeito ao controle da Covid19 e à volta dos eventos com aglomeração na Europa.

Mapeamento das autoridades de saúde identificaram mais de 1000 pessoas infectadas com o corona vírus após terem frequentado o final de semana do festival Verknipt, no começo de Julho.

O festival foi promovido como “covid19 free”. Todos os participantes eram obrigados a apresentar um teste recente de infecção, além dos Vaccine Passportes, fornecidos pelo governo após a última dose de vacinação. O saldo final do evento, porém, não poderia ser pior.

 

Segundo os responsáveis pelos órgãos de saúde de Utrecht, dois erros  foram cruciais para o fracasso da retomada segura para grandes eventos. E aqui vai um grande alerta para os organizadores brasileiros.

O primeiro deles, de responsabilidade dos organizadores, foi o prazo de 48 horas de antecedência para se fazer o teste de infecção que seria apresentado nos portões do evento.  Segundo Lennart van Trigt, porta voz da prefeitura, dois dias são suficientes para que uma pessoa faça o teste, contraia o vírus e seja capaz de infectar outras pessoas.

O segundo foi a entrega, pelo governo holandês, dos passaportes de vacinação imediatamente após a aplicação da segunda dose, sem atenção às semanas de quarentena necessárias para que a imunização esteja completa.

“Não é possível saber se todos foram infectados durante o festival”, relativiza Van Trigt em entrevista ao Daily Mail. “Alguns podem ter se infectado nos dias após o evento”. A reação em cadeia é possível já que os participantes são invariavelmente grupos de amigos que se veem frequentemente. Isso sem contarmos os afters!

A moral da história é que a pressa pode ser letal na retomada. Todos nós, de profissionais a fãs de música, estamos extremamente ansiosos pela retomada dos eventos. É preciso aprender com os acertos e erros de quem está na fase mais avançada de vacinação.

 

 

 

Sair da versão mobile