O Iluminado Foto: Reprodução

Hotel que inspirou “O Iluminado” ganhará exposição de cinema de horror

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Stanley Estes Park, em Colorado, foi referência para o Overlook Hotel, cenário do clássico filme de Stanley Kubrick

Produtora especialista em cinema de horror, a Blumhouse resolveu montar uma exposição com dez mil metros quadrados dentro do Stanley Estes Park Hotel, local que inspirou o clássico O Iluminado, em Estes Park, Colorado, Estados Unidos.

Conforme publicou o Hollywood Reporter, a mostra vai além da obra de Stanley Kubrick, apresentando memorabilia e experiências temáticas de diversos outros filmes da produtora, que vem anunciando o projeto como “um destino real de horror”.

Ainda sem uma previsão para a abertura, a exposição será mantida em parceria com a Grand Heritage (companhia administradora do edifício) e com o Colorado Office Of Film & TV. O objetivo é consolidar o prédio como um destino turístico para os fãs do gênero — um hotel temático do horror.

Lançado em 1980, O Iluminado chegou aos cinemas com um coleção de qualidades que o destinariam ao posto de um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. O roteiro foi adaptado de um livro do grande ícone do gênero, Stephen King. A direção, a cargo de um dos grandes gênios da sétima arte, Kubrick. Como protagonista, um ator cujas expressões faciais são a mais pura loucura, Jack Nicholson.

Mas a obra trazia consigo (e esse talvez seja um de seus grandes diferenciais) uma relação intrínseca entre roteiro e arquitetura. Nele, um escritor em busca de paz para terminar seu livro arruma um emprego de zelador em um gigantesco hotel, o Overlook, fechado durante o inverno, onde se isola com a mulher e o filho pequeno.

Após semanas confinado em suas instalações, a sanidade da personagem de Nicholson come a fritar, e o escritor passa a se sentir atraído a repetir histórias tenebrosas que aconteceram décadas atrás, no mesmo edifício.

As longas sequências de terror psicológico, portanto, elevam o Overlook a personagem, tanto quanto as interpretadas por Nicholson, Shelley Duval e Danny Lloyd. Se mostra vivo, consciente e maquiavélico com as pessoas que ousam viver sozinhas em seu labirinto de corredores e quartos.

O Stanley Estes Park foi o hotel que inspirou o roteiro de O Iluminado, ainda nas mãos de Stephen King, que escreveu parte do livro hospedado lá. Na adaptação para o cinema, os produtores decidiram usar  “pedaços” de outros hotéis enormes (e sinistros), como o Awahnee Hotel, inspiração para o lobby, e o Timberline Lodge, registrado em algumas cenas externas. Boa parte das filmagens, no entanto, foi feita em cenários recriados dentro do estúdio da EMI na Inglaterra, baseadas em fotos e plantas adaptadas pela produção.

Detalhe que adiciona ainda mais um grau de medo à obra. O Overlook do cinema é, na verdade, um Frankenstein, formado por três hotéis sinistros americanos e mais um tanto de outros imaginários, que saíram da cabeça de Stanley Kubrick e de Stephen King.

Fica o aviso aos “futuros hóspedes”: não adianta reclamar por que não teve uma noite de sono tranquila!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook