O primeiro single, Insekto, será lançado dia 23 de dezembro. O álbum, também no formato vinil, conta com remixes de Gui Boratto,L_cio e Bosquemar
A música experimental carrega consigo uma função “social” extraordinária. Assim como a erudita, por exemplo, sugere uma pausa cognitiva na vida do ser humano. Pede foco e abstração, simultaneamente. A audição, por sua vez, inspira uma viagem para dentro de si, criada por elementos que até então estavam pulverizados no mundo exterior. Experimentar o experimental é, para todos nós, necessário.
Compor este tipo de música vai muito, muito, mas muito além da sobreposição de barulhos e picotes de som. Trata-se do estudo da frequência. E da influência de cada elemento espacial nos sinais vitais de um ser. Uma música, digamos, uterina. Para se fazer boa música experimental, é imprescindível ter atravessado pontes que cruzam rios musicais diferentes, e principalmente, conflitantes.
O BRUO, duo experimental brasileiro que está prestes a lançar seu álbum de estreia (o primeiro single sai agora, dia 23), é uma amálgama deste conceito. Afinal, os músicos Craca e Rodrigo Bragança têm larga experiência, tanto na música acústica quanto eletrônica, desde os tempos em que se encontraram, na faculdade, em São Paulo.
Além de tocarem suas carreiras nos palcos e estúdios, a dupla resolveu se unir para um novo projeto de música instrumental. A qualidade do projeto não passou despercebida na terra do expressionismo, da vanguarda, do kraut rock e da música eletrônica, a Alemanha.
Craca e Bragança assinaram com o selo alemão The Magic Movement, que tem em seus casting nomes como Yør Kultura, Bosquemar e Noema. O coletivo, com a maioria de seu catálogo lançado em vinil (caso do próximo álbum do BRUO), carrega consigo também uma paixão por artistas brasileiros. Carrot Green e Xique-Xique, por exemplo, estão em seu catálogo.
Remix de Gui Boratto
BRUO, então, se junta a um time de responsa do downtempo, free jazz e música experimental ao lançar, dia 28 de abril de 2023, seu primeiro disco, com sete músicas. Antes disso, singles (alguns acompanhados de remixes) estarão disponíveis nas plataformas, apresentando um pouco do que há por vir. Entre os remixers que participarão do projeto, Gui Boratto , mago da produção eletrônica brasileira e reconhecido internacionalmente, é o destaque.
O lançamento, logo na virada do ano, abre o horizonte para um ano que promete ser encantador ao BRUO. Sua música é imersiva e serve como uma luva a espetáculos e festivais audiovisuais. O que, aliás, já aconteceu em 2022. A música Fajfas, single que será lançado em janeiro acompanhado do remix de Gui Bortatto, foi incluído na performance Fish Eye, no Planetário de Brasília e no festival DomoLLeno, em Bogotá.
Um sobrevoo pela noite urbana. E a relação com a “microexistência”
A música que chega à todas as plataformas digitais dia 23 de dezembro (belo presente de final de ano do BRUO) é Insekto. A faixa ganhou videoclipe dirigido pelo próprio Craca.
“Insekto é um sobrevoo pela noite urbana. Um passeio em plangée pela cintilância das luzes de metrópoles como São Paulo ou tantas outras que, vistas de cima, são como complexos organismos luminescentes. Insekto voa rente aos prédios e observa a vida como voyer das ruas solitárias desta grande cidade. Imagem e som estão em sincronia. A materialidade do som e a materialidade da cidade se encontram em sinestesia” – explica Craca.
Nada do que o duo faz é desprovido de sentido. Mergulha-se profundo, e sorrindo. Se os olhos de Craca se voltam para fora (a cidade) ao descrever a música, os de Bragança exergam o que há dentro (o humano): “o que me vem, no Insekto… primeiro é uma relação com os microsons. Como insetos, no micromundo deles, como a gente usa os ruídos, essa forte edição dos sons, levando-o para um universo ‘micro’. E num sentido mais filosófico, existencial, significa o que a gente é em relação ao mundo, em relação ao universo, à Via Láctea… somos insetos, somos ‘micro’, em relação à nossa existência e à todas as eras. O que é a vida de um ser humano comparado à toda a galáxia? Não deixa de ser uma auto fotografia do BRUO em relação à nossa microexistência no mundo”.
Genial. Ouça, assista e seja Insekto, clicando no vídeo abaixo.
Serviço
BRUO – Insekto (single)
Lançamento: 23.12.2023 – em todas as plataformas digitiais
Gravadora: The Magic Movement (Alemanha)