Lenda do rap, Dr Dre financiará escola técnica pública para jovens negros e latinos aprenderem a entrar no mundo dos negócios
Dr. Dre e Jimmy Iovine, dois tubarões do mundo dos negócios na indústria da música, financiarão escola técnica pública para negros e latinos.
Se o termo não fosse tão horripilante em tempos atuais, seria justo dizer que Dr. Dre, uma das maiores estrelas do mundo do rap, é um “empreendedor nato”.
O DJ, que começou a carreira discotecando em clubes de Los Angeles, foi um dos fundadores do barulhento grupo N.W.A (abreviação de Niggaz With Attitudes) ao lado de outros artistas que se tornaram seminais para o desenvolvimento do gênero nos Estados Unidos, como Ice Cube e Easy E.
Criado no ambiente que se aproxima literalmente do termo “capitalismo selvagem” (a concorrência entre grupos e estúdios rivais chegava a ameaças e violência, como retratado no filme que capta a origem do N.W.A. , Straight Outta Compton), Dre começou ali uma carreira de homem de negócios que decolou feito um foguete: estúdio de gravação, gravadora, agência de artistas culminando até a fones de ouvido. A Beats, fone de enorme sucesso entre jogadores de futebol do mundo inteiro, foi vendida para Apple em 2014.
Segundo a revista Complex, a prefeitura de Los Angeles aprovou um pedido de construção de uma escola técnica pública financiada por Dr. Dre e Jimmy Iovine, co-fundador da Beats e presidente da Interscope Records, gravadora que tem nomes como U2 e Bruce Springsteen em seu cast.
O objetivo da escola situada no sul de Los Angeles é preparar jovens negros e latinos para o mundo dos negócios. Segundo o próprio Dre, o projeto “consiste num encontro com seu eu mais jovem”. O jovem negro e pobre da periferia da cidade teve de aprender como conduzir seus negócios, mais uma vez literalmente, na base da porrada, que resultou em vários futuros problemas com a lei.
O colégio pretende ensinar jovens tanto a se apresentar a empresas como colocar em prática seus próprios projetos. Seus fundadores acreditam que a iniciativa “é algo novo e diferente que pode animar as crianças e fazer com que elas tenham vontade de ir à escola.”
Os planos são para que a escola seja inaugurada já em 2022. Apesar de serem uma obvia exceção à regra, os Estados Unidos vêem despontar no mundo negócios celebridades da música negra e do esporte que usam sua projeção para criar negócios de (muito) sucesso, caso de Beyonce, Jay Z, Diddy (Puff Daddy), Michael Jordan e George Foreman.
Se o objetivo da “Research School no.1” (nome provisório) for alcançado, esta turma irá aumentar sem necessariamente ter de passar por uma história prévia de sucesso pessoal no entretenimento.