music non stop

5 documentários musicais brilhantes de Martin Scorsese

Martin Scorsese

"Absolute cinema!" Foto: Reprodução

Na esteira do anúncio de Beatles ’64, Jota Wagner revisita a filmografia musical do mestre do cinema

Para os amantes da música, Martin Scorsese ataca novamente. Um dos maiores diretores da história do cinema cultiva uma paixão gigantesca pelos palcos, e expressa tal amor fazendo o que sabe melhor: bons filmes e documentários. Dia 29 de novembro, estreia na plataforma de streaming Disney+ mais um petardo do diretor, que desta vez participa como produtor (a direção é de David Tedeschi). O documentário Beatles ’64, com filmagens nunca antes vistas da primeira visita da banda aos Estados Unidos, em 1964, ano em que os Beatles fizeram shows memoráveis por todo o país, além de visitarem programas de TV recordistas de audiência, como o do apresentador Ed Sullivan.

Scorsese sempre esteve enfiado no mundo da música. Era amigo pessoal dos caras que admirava e soube usar tal intimidade para criar documentários que entraram para a história do gênero. E já que é assim, que tal aproveitar o tempo que ainda falta para o lançamento de sua nova obra e assistir aos melhores filmes de música feitos pelo homem? A gente ajuda:

Living In The Material World (2011) – George Harrison

Não será a primeira vez que Scorsese se aventura no planeta Beatles. Living In The Material World conta de forma sensível e singela a história do amado guitarrista da banda. O documentário tem nada menos do que três horas e meia de duração e contou com a ajuda da esposa de George Harrison, Olivia. O filme chamou a atenção pelo zelo com que o diretor trabalhou para captar a profundidade da alma do músico.

Disponível no Amazon Prime Video.

No Direction Home (2005) – Bob Dylan

Explorando um estilo mais tradicional no mundo dos documentários (mas não sem a beleza de sua direção), Scorsese passa pela história de Bob Dylan durante os anos de 1961, quando chegou a Nova Iorque, e 1966, quando tomou um capote de motocicleta. A época em que o cantor ascendeu ao posto de deus do folk estadunidense.

Disponível no Amazon Prime Video, Apple TV e Globoplay.

Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story (2019) – Bob Dylan

Pois é, outro de Bob Dylan, um dos ídolos de Scorsese. Rolling Thunder Revue, no entanto, é uma “brincadeira” feita em conluio com o próprio Dylan, a ponto de muitos sequer considerarem um documentário. O filme gira em torno de um dos shows do cantor feito em 1975, e contém vários fatos reais. Mas, com a ajuda do próprio biografado, Martin montou um roteiro cheio de pegadinhas, histórias falsas ou surreais com a intenção de mostrar ao fã como realmente funciona a verdadeira mente de Bob.

Disponível na Netflix.

The Rolling Stones: Shine A Light (2008) – The Rolling Stones

Fã confesso e público dos Rolling Stones, Martin Scorsese usou um monte de músicas da banda na trilha sonora de seus filmes. Em 2006, foi convidado para filmar dois shows da turnê The Bigger Band (que passou pelo Brasil) e transformar tudo o que captou com seus olhos de diretor em um concert movie que assombrou a crítica e o público.

Disponível no Amazon Prime Video e Apple TV.

The Last Waltz (1978) – The Band

É possível que Martin Scorsese seja o maior fã da canadense The Band, formada por Robbie Robertson, Richard Manuel, Garth Hudson, Rick Danko e Levon Helm. Certamente é o mais notório. Amigo fiel, o diretor registrou o show de despedida do grupo no documentário The Last Waltz. Para adicionar um bom contexto, Scorcese filmou conversas com os integrantes, bastidores do show e capturou todo o sentimento que envolvia aquele momento de adeus. Até hoje, considerado um dos maiores documentários de música de todos os tempos.

Disponível no Amazon Prime Video e Apple TV.

Sair da versão mobile