Black Music

Morre o DJ e Locutor Claudio Costa, pioneiro da black music em São Paulo e um dos fundadores do Clube do Balanço

Jota Wagner
Por Jota Wagner

São Paulo perde um DJs fundadores do Clube do Balanço, o locutor e DJ Claudio Costa. Covid é a causa mais provável.

Claudião, como era conhecido, faleceu nesta quarta, 18/03, deixando a cena black music paulistana. O DJ tinha a saúde debilitada e sofreu falência pulmonar, possivelmente por causa da Covid (os exames não retornaram até a publicação desta matéria), segundo amigos próximos.

A história de vida do DJ e locutor Claudio Costa se confunde com a desenvolvimento dos bailes de em São Paulo. Nascido em 1956, começou a discotecar em 1968, em festas familiares, assim como vários discotecários de sua geração. Participou de algumas das principais equipes da cidade, como Chic Show, Musicália e Super Star. Atuou como locutor da Rádio Band FM, uma das mais importantes difusoras do hip hop nos anos 80 em SP. Foi ídolo e professor de DJs mais jovens e um dos grandes divulgadores da música black produzida e tocada em São Paulo. Claudio foi um ídolo para a geração de DJs que chegou nos anos 80 e tocou em todos os grandes salões de baile de cidade, tendo inclusive ajudado a fundar o Clube do Balanço. Seus últimos bailes aconteceram em 2020, antes da pandemia, juntamente com KL Jay, no Boteco Prato do Dia.

A importância do DJ e sua relação com as novas gerações pode ser percebida no depoimento que o DJ Pedro Pinhel publicou em seu blog Original Pinheiro Style.

Obrigado pelos ensinamentos, Claudio Costa. Acho que eu não fui capaz de ter com você a paciência que você teve comigo. Obrigado por insistir até que eu não errasse mais aquela virada pra The Message no break de Outstanding. Por se preocupar minimamente. Tô te vendo aqui agora com aquele sorrisão, quando se ligou que tava redondo. Ou num esculacho em forma de “dá pra melhorar isso aí, hein tio?” no pé da orelha quando saía do tempo. Que sempre me deixava puto — e agradecido. Enfim, obrigado pela música. Obrigado pelas histórias. E desculpa qualquer coisa. Essa parte eu lido aqui na terapia. Descanse em paz, meu amigo.

Atualmente, Claudio mantinha um programa na rádio online Nostalgic Music.

foto: divulgação

 

 

× Curta Music Non Stop no Facebook