Dia da mentira. Cinco filmes para assistir onde a verdade não é personagem principal.

Avatar
Por Yasmine Evaristo

Que tal aproveitar a antecipação de feriados, isolamento social e uma folga no fim do expediente para assistir um filme temático. No dia da mentira, segue a dica de cinco filmes disponíveis em streaming com personagens ou situações envolvendo mentiras. 

Curtindo a vida adoidado, de John Hughes (1986) 

O clássico de John Hughes só existe porque Ferris Bueler (Matthew Broderick) decide contar uma mentira e convence seu amigo e namorada a endossarem essa mentira. Todos aqueles que cresceram em meio aos anos 1980 e 1990 sonharam um dia ter uma tarde tão bem sucedida quanto a do rapaz. 

O filme acompanha os três jovens por Chicago se aventurando em meio a reflexões sobre o futuro. O filme está disponível no Telecine Play

O Show de Truman, Peter Weir (1998)

Thomas Burbank (Jim Carrey) é um vendedor de seguros que vive uma vida perfeita semelhante a um comercial de televisão. E não é que ele realmente vive na televisão? Após conhecer Laura (Natascha McElhone) o homem suspeita de que algo estranho acontece e descobre que sua vida é uma farsa, um reality show

Burbank tenta sair daquela mentira o que transforma o show em uma jornada pessoal pela sua liberdade. Truman, assim como Matrix, se baseia no Mito da Caverna de Platão, uma alegoria sobre o conhecimento humano.  O filme está disponível na Netflix.

Confidence – O golpe perfeito, de James Foley (2003) 

Neste filme um grupo de trapaceiros precisa roubar cinco milhões de dólares de Morgan Price (Robert Forster) a mando de Winston King (Dustin Hoffman). Dessa forma, além de unir forças os criminosos precisam fugir de uma agente do FBI e tentar sua vida de todas as maneiras. Como eles fazem isso? Mentindo! 

Similarmente Confidence como espinha dorsal a tentativa de cometer o crime perfeito, assim como outros filmes sobre roubo, por exemplo a trilogia dos Onze Homens e um Segredo ou Truque de Mestre. O filme está disponível no Prime Video.

A caça, de Thomas Vinterberg (2012) 

Sem a comicidades dos indicados anteriormente, A Caça, é um filme que mostra as consequências de uma mentira em uma comunidade. O professor Lucas (Mads Mikkelsen) é acusado de assediar sexualmente sua aluna do primário. Assim sendo toda a comunidade acredita na história contada pela garotinha e se volta contra o homem. 

O longa de Thomas Vinterberg aponta o impacto de uma mentira que toma grandes proporções na vida de um indivíduo. Sem juízo de valor o diretor propõe uma reflexão sobre pré julgamentos, da mesma forma que John Patrick Shanley em Dúvida (2008). 

O filme está disponível no Prime Video.

Parasita, de Bong Joon-ho (2019)

Em Parasita toda uma família está desempregada e morando em um porão precário. Com o intuito de mudar a situação financeira todos eles entram em uma rede de mentiras, incluindo a de que eles não se conhecem, para ascender socialmente. 

O longa foi vencedor, no ano de 2020, do Oscar nas categorias Melhor FilmeMelhor Filme em Língua Estrangeira. O filme está disponível no Telecine Play.

× Curta Music Non Stop no Facebook