O camaleão David Bowie, que faria 76 anos esta semana, ganha festival no Cine Belas Artes e festa especial no Tipitina, em São Paulo
David Bowie, o artista que enganou a morte, criando uma sequência de personagens cujo tempo de existência dependia somente da sua própria vontade, estaria (ou está?) celebrando 76 anos nesta semana, mais precisamente no dia 8 de janeiro.
Bowie é considerado um dos grandes gênios da música pop, e sua inventividade conseguiu transferir o peso do sucesso e da expectativa do público para a personagem, no lugar do ser humano, no palco e na vida. Hendrix, Janes, Joplin e Brian Jones morreram cedo. Para David Bowie, morreram cedo Ziggy Stardust, Major Tom e Thin White Duke.
O artista escondeu o câncer no fígado até mesmo de amigos próximos. Lidou com ele até sua morte em 2016. Como um último desafio à nossa condição inevitável, produziu um último disco, Lazarus, onde, segundo muitos fãs, dava dicas de que o fim estava próximo.
São Paulo certamente é uma das cidades mais Bowie do país e será marcada por eventos que celebram sua carreira. Uma mostra de filmes relacionados à sua vida no Cine Belas Artes, e uma festa especial com os DJs Tatá Aeroplano e Jota Wagner no bar Tipitina, na Cardeal Arco Verde
Cinema
De 5 a 11 de janeiro, o Petra Belas Artes promove uma mostra de filmes em homenagem ao maior camaleão que já existiu no mundo da música, David Bowie. Intitulada de “O Homem que Abalou a Terra”, a mostra conta com 7 filmes do astro, tanto estrelados, quanto com participações. Com uma exibição única por dia, a mostra retrata as diversas faces de Bowie no mundo do cinema, um dos únicos artistas em que realmente interpreta um personagem e que tem uma função na história contada naquele filme, e não necessariamente ser o David Bowie.
Entre esses filmes, o Petra Belas Artes irá exibir novamente o documentário “Moonage Daydream” que permaneceu em cartaz por 11 semanas seguidas, um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema. “O Homem que Caiu na Terra” é um filme baseado no livro de Walter Tevis, que carrega o mesmo nome, e conta a história de um humanóide que chega na terra, e acaba se tornando muito rico, após vender sua tecnologia aos humanos, esse é o filme de estreia de Bowie. Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (show), Labirinto – A Magia do Tempo, Furyo – Em Nome da Honra, Basquiat – Traços de uma Vida e Apena um Gigolô, também fazem parte da mostra.
David Bowie foi um cantor, ator, pintor, mimico, artista performático, instrumentista, roteirista e diretor, e com certeza, um dos artistas mais influentes do século 20. A mostra também celebra o nascimento de Bowie no dia 8 de janeiro, e se estivesse vivo, o músico completaria 76 anos.
Programação:
Quinta-feira, 05
20h30 | Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
Sexta-feira, 06
20h30 | O Homem que Caiu na Terra
Sábado, 07
20h30 | Moonage Daydream
Domingo, 08
14h10 | Labirinto – A Magia do Tempo
20h30 | Labirinto – A Magia do Tempo
Segunda-feira, 09
20h30 | Apenas um Gigolô
Terça-feira, 10
20h30 | Basquiat – Traços de Uma Vida
Quarta-feira, 11
20h30 | Furyo – Em Nome da Honra
Festa
O Tipitina Bar, na rua Cardeal Arcoverde, recebe a festa Do Mato a Marte. Na edição de sábado, dia 07 de janeiro, os DJs Jota Wagner (editor do Music Non Stop) e Tatá Aeroplano homenageiam David Bowie. No som, além das músicas do cantor, covers, influências e muito mais. A entrada é gratuita.
Serviço
Do Mato a Maerte – Especial Davida Bowie
DJs Jota Wagner & Tatá Aeroplano
07.01 – 20h – Tipitina Bar
Rua Cardeal Arcoverde, 1849