Banda americana toca dia 13 de junho, em São Paulo, logo após lançar seu novo álbum
Confirmado: pela primeira vez em seus 30 anos de história, The Dandy Warhols vêm para o Brasil. Por enquanto, apenas um show foi anunciado: 13 de junho no Carioca Club, em São Paulo. O grupo chega embalado pelo novo álbum de estúdio, Rockmaker, lançado em março, que traz participações especiais de nomes como Debbie Harry (Blondie), Slash (Guns N’ Roses) e Frank Black (Pixies). A abertura será feita pelos Autoramas.
Os Dandy Warhols são uma banda de indie rock psicodélico americana formada em Portland, Oregon, em 1994. Conhecida por seu som psicodélico e distorcido, letras introspectivas e uso de efeitos sonoros, foi fundada pelo vocalista e guitarrista Courtney Taylor-Taylor, pelo guitarrista Peter Holmström, pelo baixista Zia McCabe e pelo baterista Eric Hedford. Eles lançaram seu álbum de estreia autointitulado em 1995, que foi um sucesso underground.
O segundo álbum, Thirteen Tales from Urban Bohemia, lançado em 1997, foi um grande sucesso comercial, gerando os singles Not If You Were the Last Junkie on Earth e Bohemian Like You. Este último se tornou um hit internacional e foi destaque no filme Clube da Luta.
Os Dandy Warhols continuaram a lançar álbuns aclamados pela crítica ao longo dos anos, incluindo Welcome to the Monkey House (2003), Odditorium or Warlords of Mars (2005) e Earth to the Dandy Warhols (2008).
Influências
A banda cita uma ampla gama de influências, incluindo rock psicodélico, música eletrônica, música clássica e música folclórica. Eles também são conhecidos por seu apreço pela cultura pop e pela arte visual.
David Bowie
Os Dandy Warhols têm uma peculiaridade bem interessante no currículo: são uma banda que conseguiu chamar a atenção de ninguém menos que David Bowie. Em entrevista à NME, o vocalista Courtney Taylor-Taylor contou sobre o elogio que a banda recebeu de Bowie, de quem se tornaram amigos na década de 00. O camaleão chegou a dizer que eles eram uma de suas bandas preferidas no momento. Os artistas conviveram um pouco durantes a passagem de Bowie por Nova Iorque, a quem Taylor-Taylor classificou como “aquele tio esquisito que todos temos”.
Ingressos
Os ingressos, a partir de 200 reais (meia entrada), já podem ser comprados neste link. O show é produzido pela Maraty, que já trouxe o grupo The Brian Jonestown Massacre, com quem o grupo cultiva uma divertida rivalidade. A “briga” entre os dois pode, assim como um bom retrato da carreira do The Dandy Warhols, pode ser conferida no documentário Dig, de 2009, disponível no YouTube.