Daft Punk Foto: Reprodução

A uma semana de seu novo disco, Daft Punk lança versão inédita de “Motherboard”

Flávio Lerner
Por Flávio Lerner

Último álbum de estúdio dos robôs, Random Access Memories, que completou dez anos em maio, vai ganhar edição “drumless” na próxima sexta-feira (17)

Faltando uma semana para o lançamento da “drumless edition” do Random Access Memories, o Daft Punk soltou um novo single como aperitivo. Se antes tivemos Within sem os beats, agora, quem aparece despida de sua parte percussiva é Motherboard, faixa 10 do álbum original de 2013 — curiosamente, mais uma de suas tracks “lado B”, distantes do hype de hits como Lose Yourself to Dance Get Lucky.

Random Access Memories (Drumless Edition) chega na próxima sexta-feira (17) como parte da comemoração dos dez anos do último álbum do duo francês. Em maio, mês do aniversário da obra, os robôs já haviam lançado uma edição especial comemorativa do LP, com direito a trechos inéditos de gravações de estúdio e um videoclipe de Infinity Repeating — demo com Julian Casablancas+The Voidz (banda paralela do famoso frontman dos Strokes) que acabou ficando fora do corte final.

Além disso, na mesma época foi ao ar o primeiro episódio da série Memory Tapes, que desde então vem trazendo cenas de bastidores da criação do long play, gravadas nos Henson Studios (Los Angeles) e Gang Studios (Paris), e entrevistas com os ilustres artistas colaboradores.

Depois do capítulo inaugural, centrado no próprio Julian Casablancas, vieram os registros com Chilly GonzalesPanda BearDJ Falcon, Todd Edwards, Pharrell Williams (que abordamos e traduzimos aqui) e Nile Rodgers; os eps com Paul Williams e Chris Caswell ainda estão por chegar.

Sobre o RAM

Lançado em maio de 2013 pela Columbia Records, Random Access Memories é o quarto e derradeiro álbum de estúdio do Daft Punk. Sucessor de Human After All (2005), o long play mais orgânico da discografia da dupla formada por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo foi muito bem aceito por crítica e público, chegando a ser premiado com o Grammy de “Álbum do Ano” em 2014.

Baseado na funk, no soul e na disco music dos anos 1970, RAM contou com colaborações icônicas, ajudando a resgatar lendas da época, como Giorgio Moroder e Nile Rodgers, a uma nova geração, ao mesmo tempo em que aproveitou o brilho de astros como Julian Casablancas e Pharrell Williams.

Flávio Lerner

https://flaviolerner.medium.com/

Editor-Chefe do Music Non Stop.