DJs C6 Fest DJ Marky é uma das grandes atrações do palco Pacubra. Foto: Divulgação

Concursos de DJs são celeiros de futuras estrelas em todo o mundo

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Os concursos de DJs são uma tremenda mão na roda para impulsionar a carreira de muita gente

Em abril deste ano, Elton John soltou o verbo nos concursos de novos talentos musicais como The Voice, American Got Talents e outros (nós te contamos aqui, lembra?). Segundo o artista, o que faz alguém bom é gastar a palheta tocando em botecos, muitas vezes para ninguém, em vez de tentar a fama instantânea em programas de TV. Isso explicaria porque tanta gente chegam as finais dos tais concursos e ainda assim não conseguem desenvolver uma carreira artística relevante.

A maior marca de festivais de música eletrônica do mundo, a Tomorrowland, acaba de abrir um concurso mundial que garante, como prêmio, tocar na festas de pré-abertura da sua edição de 2025 no Brasil. Para concorrer, é preciso enviar a gravação de uma mixagem entre 30 e 45, além de um vídeo vendendo o próprio peixe. Mas e aí Elton John. Vale a pena?

No universos dos DJs, podemos dizer que sim. Muitos artistas que hoje viajam pelo mundo e vivem de suas mixagens abriram boas e grandiosas portas após vencer concursos com esse. E não é de hoje: desde 1985, o concurso DMC, criado em Londres e dedicados às peripécias da escola hip hop, como os scratches, é uma verdadeira plataforma de lançamento de futuras estrelas do cenário da discotecagem. Somente no Brasil, MC Jack, Eric Jay e DJ Nutz são alguns que fizeram fama vencendo o concurso. E nem é preciso alcançar o campeonato mundial. Nosso DJ Marky foi campeão paulista do DMC em 1990. Pouco tempo depois, se tornou um dos maiores nomes internacionais do drum’n’bass.

Por ser um evento totalmente dedicado à primazia técnica, não há cartão de visitas melhor do que aquele que leva o carimbo de “Campeão do DMC”. Mas esse não é o único caminho para brilhar no concorrido mercado dos DJS. E vários artistas que hoje você ama começaram vencendo disputas de outros concursos, inclusive os do próprio Tomorrowland. Segue o fio!

Charlotte de Witte

A DJ e produtora belga Charlotte de Witte despontou para o mundo quando mostrou seu potencial vencendo um concurso da rádio Studio Brussel em 2011, o que garantiu sua apresentação no famoso festival Tomorrowland de seu país.

Charlotte de Witte

Foto: Divulgação

DJ Woody

O britânico DJ Woody se destacou ao se tornar o primeiro europeu a vencer o ITF (International Turntablist Federation) World Championship em 2001, um rival do DMC. No ano seguinte, conquistou também o título no Vestax World.

Burak Yeter

O DJ turco Burak Yeter ganhou destaque ao conquistar o segundo lugar no Miller Master DJ Competition e ao se apresentar no programa MTV Dance Floor Chart Party, ambos em Malta, ainda aos 22 anos.

Burak Yeter

foto: divulgação

Yousef

O maluco venceu o concurso de sugestivo nome Bedroom Bedlam, da revista Muzik. O mesmo campeonato também revelou outros nomes, como James Zabiela e Sonny Wharton.

A-Trak

Alain Macklovitch venceu o DMC World Championship antes mesmo de obter sua carteira de motorista.Virou DJ de Kanye West e estrela do EDM. Além do A-Track, o DMC também revelou nomes como Q-Bert, DJ Shiftee, DJ Craze, Mixmaster Mike (que mais tarde excursionaria com os Beastie Boys).

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.