Rodrigo Coelho aka grassmass em sua nova fase sem padrões rítmicos, lança seu primeiro álbum de música abstrata manipulando sine waves com o uso de filtros e modulações ao vivo, transporta para a música seus interesses complexos como a Teoria do Caos.
A todo instante alguns sistemas tentam impor padrões à nossa realidade, bem assim como o próprio tempo e os gêneros musicais. Mas a não linearidade e a inconstância de todas as coisas demonstram o insucesso de tais imposições. Foi a partir dessa reflexão e o profundo interesse sobre a dualidade e a Teoria do Caos que o instrumentista pernambucano Rodrigo Coelho a.k.a grassmass, abriu um novo ciclo artístico. Assinando como cøelho, o produtor musical se dissocia de sons mais rítmicos e de pista com seu novo projeto, que teve estréia na coletânea V.Acina Vol.2, lançado pelo selo da Gop Tun em Agosto de 2020 e já explorava o conceito de audição sutil e da música abstrata.
Seu novo álbum, Six Sines, é resultado do caminho natural que sua própria label tomou por meio dos novos interesses e tem lançamento marcado para o próximo dia 12 de fevereiro. Com a intenção de se tornar um repositório da música imersiva, a UIVO passou por essa transição com o álbum Timeless de Carioba, Egedy e Velázquez no final de 2020.
“Eu não costumo ouvir música de pista em casa e de dois anos pra cá, eu entrei em uma onda de ouvir música mais calma, coisas que me tiravam do tempo, fora das bigtech. Comecei a levar o UIVO para esse lugar um pouco mais abstrato, já que eu percebi que faltava um espaço de música imersiva para os artistas brasileiros.”
Explorando novas ambiências sonoras e saindo dos sons de gêneros, Six Sines foi gravado ao vivo e por isso feito para ser ouvido do início ao fim. A audição contínua garante uma experiência imersiva, com a compreensão de suas seis ondas senoidais com modulações não lineares que evoluem entre si, formando texturas imprevisíveis e refletindo as referências do artista em seu processo criativo. Cøelho também extrai da sua fonte de admiração a ambient music japonesa dos anos 80 e cada música do disco foi nomeada com um movimento complexo do antiquíssimo jogo Go, muito popular no Japão.
“Nomes como Satoshi Ashikawa e Hiroshi Yoshimura fazem muito minha cabeça, além dos contemporâneos como Satoshi & Makoto, que lançaram um disco genial apenas com sons do teclado Casio CZ-5000.”
Tais influências vêm de longa data e já se aplicavam anteriormente de uma forma mais sutil nas músicas de grassmass, entre elas o artista cita a pioneira da música concreta, Else Marie Pade e Suzanne Ciani, diva do sintetizador modular analógico Buchla, a quem teve o prazer de conhecer na passagem por Amsterdam para o Dekmantel 2019.
O intuito de criar novas formas de apreciar música e arte, fez do álbum palco de grandes parcerias audiovisuais. No bandcamp da UIVO já está disponível o vídeo de “Waemok“, em parceria com a artista visual Leticia RMS. Além do lançamento do álbum na próxima sexta-feira, acontece também a estreia exclusiva do video single com motion de Fernando Velázquez, artista visual que também assina a arte do álbum, para a música “Takamoku”.