Cinemateca Brasileira traz mostra de filmes sobre futebol. Confira a programação
Após dois anos sendo realizado no formato virtual por conta da pandemia da covid-19, o CINEfoot entra em campo presencialmente para a sua edição número 13, mantendo-se firme na sua histórica trajetória de difundir a cultura audiovisual do futebol e a paixão que o esporte mais popular do planeta desperta.
Esta 13ª edição acontece de 15 a 21 de novembro, no Rio de Janeiro (Estação Net Rio, Centro Cultural Justiça Federal, Instituto Cervantes, Cine Teatro Eduardo Coutinho), e de 18 a 20 de novembro, em São Paulo (Museu do Futebol), além de programação paralela na Cinemateca Brasileira entre os dias 25 e 27 de novembro.
O CINEfoot é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em 2022, adentra o gramado para realizar esta nova edição no clima da Copa do Mundo, um momento que mobiliza a população brasileira em torno do companheirismo e da torcida coletiva.
Para isso, foi convocada a mais expressiva seleção da cinematografia futeboleira mundial, com 63 filmes de 12 países que compõem uma programação diversificada, vibrante e inteiramente gratuita.
Além das mostras competitivas internacionais de curta e longa metragens, o CINEfoot conta com mostras especiais de caráter não-competitivo, além de uma programação especial disponível no formato virtual, exibida no canal do festival no Youtube.
Já a mostra paralela na Cinemateca Brasileira reúne 5 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, que registram a presença do futebol na cultura brasileira.
A entrada é GRATUITA e os ingressos serão distribuídos 1 hora antes de cada sessão.
CINEFOOT — FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL | Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para pessoas em cadeira de rodas) | Sala Oscarito (103 lugares + 03 assentos para pessoas em cadeira de rodas + 01 assento para pessoa com obesidade)
Cinemateca Brasileira | Largo Senador Raul Cardoso, 207 — Vila Mariana
25/11 (sexta-feira)
20h | Sala Grande Otelo
SUPERSTIÇÃO E FUTEBOL, de Sylvio Lanna.
Brasil (RJ), 1968, P&B, 10 min, arquivo digital, 12 anos
Sinopse: Documentário sobre as crenças de caráter religioso ligadas ao futebol. Não interessando a análise, a origem, o porquê, mas tão somente o fenômeno, tal qual se expressa, como significado para todo um povo.
A ÚLTIMA PARTIDA DE PASOLINI (L’ultima partita di Pasolini), de Giordano Viozzi.
Direção: Giordano Viozzi
Itália, 2019, Colorido, 62 min, arquivo digital, 12 anos
Sinopse: Em 14 de setembro de 1975, Pier Paolo Pasolini jogou sua última partida de futebol, antes de sua morte, em San Benedetto del Tronto. A última partida de Pasolini parte de um pretexto de um jogo de futebol, para contar um período histórico que foi fundamental para toda a Itália, com suas contradições e tragédias, através de uma visão aparentemente lúdica de Pasolini, mas que nos permite compreender melhor a importância do poeta e diretor italiano.
26/11 (sábado)
20h | Sala Oscarito
PAOLO ROSSI — UM SONHADOR QUE NUNCA DESISTE (Paolo Rossi – L’uomo. Il campione. La leggenda), de Gianluca Fellini & Michela Scolari.
Itália, 2019, Colorido, 91 min, arquivo digital, 12 anos
Elenco: Pelé, Zico, Falcão, Maradona, Roberto Baggio, Antonio Cabrini, Michel Platini
Sinopse: Em 11 de julho de 1982, a Itália derrotou a Alemanha Ocidental por 3 a 1 e inesperadamente conquistou a Copa do Mundo. Paolo Rossi, mais conhecido como Pablito, descrito por Pelé e Maradona como o maior campeão da história do futebol, guiou a Itália rumo ao título. A fascinante parábola da história de vida de Paolo Rossi, que culminou com a realização de seu maior sonho: se tornar um campeão mundial.
Direção: Michela Scolari, Gianluca Fellini
27/11 (domingo)
18h | Sala Grande Otelo
PELÉ: O REI DESCONHECIDO, de Ernesto Rodrigues.
Brasil (RJ), 2017, Colorido, 38 min, arquivo digital, livre
Sinopse: Histórias surpreendentes, preservadas em arquivos estrangeiros, da estreia do menino prodígio na copa de 58 até a despedida em Nova York, com flagrantes de Pelé em campo e fora das “quatro linhas” filmados por estrangeiros no Brasil, na Europa, nas Américas e na Oceania.
Direção: Ernesto Rodrigues
GARRINCHA, ALEGRIA DO POVO, de Joaquim Pedro de Andrade.
Brasil (RJ), 1962, P&B, 61 min, arquivo digital, livre
Sinopse: O documentário traça o perfil do mais famoso ponta-direita do futebol brasileiro. Garrincha teve a vida registrada enquanto sua carreira ainda estava no auge. Jogador do Botafogo do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira, o craque foi um dos principais responsáveis pela conquista de duas Copas do Mundo (1958 e 1962).
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes — FIAF, foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão a preservação das obras audiovisuais brasileiras e a difusão da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social.
O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional. Alguns recortes de suas coleções, como a Vera Cruz, a Atlântida, obras do período silencioso, além do acervo jornalístico e de telenovelas da TV Tupi de São Paulo, estão disponíveis no Banco de Conteúdos Culturais para acesso público.
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