Cine Joia Foto: Reprodução

Cine Joia: 13 anos em 13 shows

Jota Wagner
Por Jota Wagner

De Devendra Banhart a Turnstile, de Tame Impala a Jungle, relembre algumas das maiores apresentações que passaram pelo Cine Joia

O Cine Joia celebra 13 anos de vida agora no mês de novembro, com uma agenda de shows internacionais de dar água na boca. Bem, 13 anos na música, pois a casa foi uma reinvenção de um dos cinemas mais bacanas de São Paulo, dedicado a exposições de filmes japoneses de vanguarda, inaugurado em 1952, com sala em formato de diamante. O prédio, localizado na Praça Carlos Gomes, 82, no bairro oriental da Liberdade, foi tombando pelo patrimônio histórico e foi mais um ponto da cidade revitalizado por Facundo Guerra, em 2011.

Colar no Cine Joia tem seu charme notívago. Fica na memória subir as escadas da estação de metrô Liberdade, cruzar a avenida e caminhar um pouco até a antiga praça protegida por altos prédios dos anos 50. A casa fica em uma bifurcação de pequenas ruas, onde se forma a minúscula Praça Carlos Gomes, na qual já se vê o fervo de gente que faz o esquenta comendo e bebendo no clássico Izakaya, boteco japonês bem em frente, ou consumindo dos ambulantes que se aglomeram por ali. No show da Brian Jonestown Massacre, em abril de 2023, o próprio Anton Newcombe, com seu chapelão, tomava uma cerveja na rua.

O interior do velho cinema, com pé direito alto e paredes também diamantadas (propício para as joias musicais que se apresentam por lá), preserva o piso em níveis, o que permite assistir numa boa aos shows, por mais alto que seja o grandão à sua frente. O grande barato, nos rolês do Joia, é a rara combinação de casa pequena com grandes artistas. Um contraponto ao mundo dos festivais, em que se vê um show muito mais pelo telão do que olhando para o palco, tão longe que se está da plateia.

Para celebrar a jornada, a casa recebe, a partir do dia 21 de novembro, a seguinte maratona de shows:

21.11 – The Vaccines
22.11 – DJ Koco + DJ Tamenpi + DJ Nuts + Cinara B2B Miya B
23. 11 – Crumb
24.11 – Lianne La Havas
28.11 – Chico Trujillo

Uma bela semana para cultuar um projeto que já entregou à cidade de São Paulo mais de 1.200 noites. Claro que uma trajetória com esta já rendeu alguns shows históricos. Pedimos para a equipe do Cine Joia preparar uma lista com as 13 atrações mais inesquecíveis que já passaram por lá. A lista ficou bonita e serve de esquenta para a fervida semana!

Devendra Banhart (2013)

Tame Impala (2013)

Dinosaur Jr (2014)

Chet Faker (2014)

Liniker & Os Caramelows (2016)

City and Colour (2016)

Mark Lanegan (2018)

Pabllo Vittar (2018)

Jão (2018)

Jungle (2019)

Yeah Yeah Yeahs (2023)

Brian Jonestown Massacre (2023)

Turnstile (2024)

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.