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25 anos de espera: como foi a estreia de Christina Aguilera no Brasil
Diva pop fez seu primeiro show no país na última quinta-feira, no Rio de Janeiro, com setlist que transitou por todas as fases de sua carreira
Por Gabriel Fabri
Após 25 anos do lançamento de Genie in a Bottle, o lead single do seu primeiro álbum, Christina Aguilera enfim pôde ser vista ao vivo por fãs brasileiros na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. O show marcou a estreia em terras verde e amarelas da intérprete de Beautiful, que também é headliner do CarnaUOL neste sábado (08), em São Paulo.
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Vencedora de cinco Grammys e dois Grammys Latinos, a cantora apresentou um repertório que compilou um pouco de cada fase de sua carreira eclética, marcada por experimentações, ousadias e uma das vozes mais potentes da atualidade. Foi um show para valer a espera de mais de duas décadas.
Dentre os destaques do repertório, estiveram os mais esperados hits, como Genie in a Bottle, Beautiful e Fighter, além de Moves Like Jagger e Feel This Moment, parcerias com Maroon 5 e Pitbull, respectivamente. A diva também usou dos seus vocais poderosos para cantar Ain’t No Other Man e Candyman, do álbum Back to Basics, e a divertida Lady Marmalade.
O setlist ainda incluiu surpresas como o bloco de músicas em espanhol, no qual abriu com Santo — a parceria com o porto-riquenho Ozuna, do seu último álbum, Aguilera (2022) —, e duas músicas de Mi Reflejo (2000), seu primeiro trabalho no idioma: Falsas Esperanzas e Pero Me Acuerdo de Ti. Para os fãs mais fieis, ela cantou a irreverente Vanity, do injustiçado álbum Bionic (2010).
🇧🇷 Christina Aguilera cantando o hit apoteótico “Beautiful” no Rio de Janeiro. pic.twitter.com/SikpaQq9eA
— BCharts (@bchartsnet) February 7, 2025
Personalizando a apresentação para o público brasileiro, Christina Aguilera incluiu trechos de funks brasileiros como interlúdio, em alguns momentos nos quais ela deixava o palco, como Sequência Striptease, de Pedro Sampaio. E o show começou com uma animação especial exclusiva para o Brasil, antes de ela pedir para ligarem os alarmes com o hit Dirrty, que abriu a apresentação.
No palco, Aguilera surpreendeu e também foi surpreendida: ela teve o show interrompido para receber uma placa comemorativa de 500 milhões de streamings e vendas no Brasil, logo após ser ovacionada em Ain’t No Other Man.
O encerramento ficou com a canção Let There Be Love, única do álbum Lotus (2012) na setlist, e que contou com um pedido de casamento no palco, em uma verdadeira celebração do amor.
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Foto: Reprodução/X
Mais de duas décadas de espera
Não é de hoje que os fãs esperam a diva se apresentar em terras brasileiras. Xtina, como é apelidada pelos “fighters”, já veio ao Brasil outras vezes, divulgando o seu primeiro álbum no Domingão do Faustão, em 2000, e até para lançar uma coleção de moda com a C&A, em 2011. Entretanto, nunca havia feito nenhum show.
A demora se explica parcialmente pelo fato de que ela realizou poucas turnês mundiais, virando até meme no Brasil (a Lotus Tour, a turnê que nunca existiu, em referência ao álbum de 2012). O seu último trabalho em inglês, Liberation (2018), rendeu uma pequena turnê pelos EUA e Canadá, a Liberation Tour, em 2018, e a The X-Tour, pela Europa, em 2019. Ela também fez duas residências em Las Vegas, sendo a última em 2024.
O álbum mais recente, Aguilera (2022), não rendeu uma turnê pela América Latina, apesar de sete indicações ao Grammy Latino, e o Brasil ficou de fora de novo. Apenas o Chile recebeu apresentações, que incluiu o Festival Viña del Mar, o maior de música latina.
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Em contato com o Music Non Stop, o jornalista José Norberto Flesch, conhecido por anunciar shows internacionais em primeira mão, falou sobre a dificuldade de trazer Christina Aguilera para o Brasil. De acordo com ele, além da questão do cachê alto, que pode ter sido resolvida participando de um festival patrocinado, é preciso que haja uma confluência de interesses.
“É uma combinação de fatores, porque quando você vai fazer um show, tem o interesse da produtora e do artista. Tem que ter aquele momento no qual os dois estão interessados”, explica. “Artista quer e ninguém quer trazer não adianta. Todo mundo quer trazer, mas a artista não quer vir naquele momento, também não adianta. Tem que ter aquele momento, e o momento foi esse.”
Confira o setlist:
Dirrty
Can’t Hold Us Down
Genie in a Bottle
What A Girl Wants
Moves Like Jagger / Feel This Moment
Santo
Falsas Esperanzas
Pero Me Acuerdo de Ti
Stripped (Intro)
Bionic
Vanity
Ain’t No Other Man
Candyman
Show Me How You Burlesque (backing-vocals)
Express
Lady Marmalade
Beautiful
Fighter
Let There Be Love