music non stop

Calvin Harris no Carnaval brasileiro: rolê aleatório?

Calvin Harris

Foto: Divulgação

Um dos maiores DJs do mundo, artista britânico diminuiu drasticamente a agenda nos últimos anos; no Brasil, última vez foi em 2015

Dia 08 de fevereiro, durante a tarde, a porta de um avião se abrirá sobre a Rua Consolação. Dele, cairá de paraquedas um DJ internacional que declarou diversas vezes nos últimos anos estar “reduzindo drasticamente” sua agenda de shows, em um trio elétrico patrocinado por uma marca de bebidas, para dividir o caminhão com uma programação que tem boas chances de entrar para a história como o line-up mais aleatório da música brasileira. O DJ é Calvin Harris. E com ele, tocam Zé Vaqueiro, Nattan, Xand Avião e Felipe Amorim. Mano, é muita informação para um cérebro só!

Representantes da Skol disseram à imprensa que a ideia é promover um Carnaval com diversidade, alegria e diversão. Bota diversidade nisso! Se a ideia era causar espanto e, com isso, ganhar exposição midática, ei-lo. Conseguiram. E deixamos em aberto (que belo trabalho jornalístico, hein, Jota?) as perguntas de um milhão de dólares: como é que a empresa conseguiu convencer um cara que está de saco cheio de se apresentar a cair no mais aleatório dos rolês? Ele sabia do line-up em que foi colocado? O Carnaval brasileiro tem mesmo tamanho poder de sedução?

A pandemia fez com que um dos DJs mais solicitados do pop repensasse sua vida. Para ele, não valia mais a pena ficar pululando entre aeroportos e quartos de hotéis, consumindo boa parte do seu ano fora de casa entre estranhos. À rádio BBC, em 2018, ao falar sobre grandes festivais, Adam Richard Wiles (seu nome verdadeiro) declarou: “eu simplesmente não quero mais fazer isso. Não é mais para mim” (via DJ Mag). Em 2024, falando ao videocast Capital Dance, manteve sua opinião afirmando que fazer turnês ao redor do mundo em grandes eventos “é um trabalho para pessoas de 20 e poucos anos. Eu não tenho mais 25”. Na época, tinha recém-cruzado a fronteira dos 40.

Se você acompanha as entrevistas do Music Non Stop com artistas de diversos tamanhos e universos diferentes, percebeu que uma pergunta costuma se repetir. “Você faz música para conseguir shows, ou faz shows para mostrar suas músicas?” O dilema moral é lançado para saber o que dá a cada um mais tesão: criar e gravar em estúdio ou estar em cima de um palco, na frente de milhares de pessoas. O sentido da composição artística é diametralmente diferente, qual seja sua preferência. E eis que Wiles a respondeu, não para nós, mas para o The Guardian, em 2022: “a parte do DJing é uma pequena fração do que faço. O que realmente amo é estar no estúdio”.

Calvin Harris não se aposentou. Todo mundo precisa pagar as contas. Focou sua agenda em uma confortável temporada em Las Vegas, no XS, um superclube com capacidade para 2.500 pessoas. Natural do cenário inglês, abre algumas exceções para festivais do coração, como o lendário Creamfields. Pesa também em suas decisões o fato de que acabou de ser pai do primeiro filho. Micah nasceu em julho de 2025. No futuro, o adolescente vai contar a seu terapeuta que, quando tinha oito meses de idade, seu pai tocou em cima de um caminhão sonoro em uma rua lotada de gente em São Paulo, no distante Brasil.

Desde que despontou no universo EDM, o DJ veio ao Brasil diversas vezes, incluindo São Paulo na maioria delas — a última, porém, foi em 2015, no Lollapalooza. Conhece, portanto, bastante do universo festeiro brasileiro, e certamente ouviu boas histórias sobre o Carnaval e seus gigantescos trios elétricos. E considerando que nunca teve problemas com música extremamente popular (a que faz, no mundo eletrônico, é assim), seria realmente improvável que fizesse bico doce em uma programação que traz astros do piseiro, forró e funk. Bora festar!

E ao departamento de eventos e marketing responsável pelo trio elétrico, parabéns pelo seu poder de persuasão, digno de um troféu! O Bloco da Skol se concentra às 11h na Rua Consolação, altura do número 1769 (em frente ao cemitério), e dispersa às 16 horas. Segundo fontes não oficiais, Calvin Harris se apresenta a partir das 14h.

+ Participe do canal de WhatsApp do Music Non Stop para conferir todas as notícias em primeira mão e receber conteúdos exclusivos

+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música e da cultura

Você também vai gostar de ler O que vem aí na madrugada de Harry Styles
Sair da versão mobile