fantasia de aia em protestos

Brasil garante o 2º lugar entre os países que mais assistem filmes e séries online do mundo

Por Matheus Audan

Em questões de usuários de streamings o Brasil fica em segundo lugar, apenas atrás dos Estados Unidos.

Recentemente, em uma pesquisa realizada pelas plataformas Statista , JustWatch  e CupomValido, nós ganhamos a medalha de prata entre usuários de streaming e consequentemente, em público em filmes e séries dessas plataformas.

Efeitos colaterais da pandemia

Com as dificuldades e tristezas que a pandemia trouxe  para o mundo, muitos setores sofreram, por outro lado muitos cresceram também, e umas das maiores foi no consumo de filmes e séries em casa. E a melhor forma de fazer isso é assinando uma boa plataforma de streaming, para receber a cada semana novos lançamentos em grande qualidade.

Desse modo o número de assinantes chegou a números recordes, gerando até a criação de novas concorrentes para as grandes potências já desse mercado.

Apesar da população americana ser grande dominante nesse setor, já temos aqui no Brasil um grupo de mais de 18 milhões de pessoas, e com uma estimativa que esse número cresça muito pelos próximos anos.

Confira no gráfico abaixo o TOP 10:

Infográfico top 10 países streaming

Infográfico
Fonte :Statista /JustWatch / CupomValido.com.br

Soberania Netflix

Ao mesmo tempo que toda as plataformas de streamings crescem, uma delas se destaca. A Netflix sozinha registrou no último ano, mais de 36 milhões novos assinantes, resultando em um aumento de 47% nos lucros, que totalizando daria cerca de U$ 2,7 bilhões. O que justifica a soberania da plataforma, que garante 53,5% de todo esse público, enquanto a segunda colocada, Amazon Prime Video tem apenas 12,6%. Como demonstra o gráfico:

Infográfico plataformas streamings mais assistidas

Infográfico 2
Fonte : Statista /JustWatch / CupomValido.com.br

Reflexo que vemos nos grandes sucessos do momento, como ” La casa de papel” e “Round 6“, produções não estadunidenses, porém grandes sucessos mundiais.

Em terras Tupiniquins

No caso do Brasil a Netflix parece menos soberana, garantindo 31 % do público, Amazon Prime Video também aparece em segundo com 24%, seguidos por Disney+( 12%), Globoplay (8%) e HBO Max (7%).

Um dos motivos apontados por essa não supremacia são os preços, as outras plataformas de streamings possuem valores bem abaixo, tornando-se uma saída para essa geração que poucas vezes procuram por conteúdo nos antigos canais de tv.

Apesar disso vale citar que o nós temos o 3º menor valor da assinatura da Netflix, perdendo apenas para Argentina e Turquia.

Argentina: U$ 3,28 / mês

Turquia:  U$ 3,68 / mês

Brasil:  U$ 4,13 / mês

Mesmo assim, o público reclama das mensalidades, até porque grande parte dessa migração vem das

Outro fato interessante também realizado por essa pesquisa são as preferências de gênero dos brasileiros, que mostra uma procura por bons dramas.

Infográfico 3 Créditos :Statista /JustWatch / CupomValido.com.br

Infográfico 3 Fonte : Statista /JustWatch / CupomValido.com.br

Os números são incríveis e vão continuar subindo, ao mesmo tempo novas plataformas podem surgir e tirar essas soberanias. Porém para nós, expectadores que venham mais e mais, e que suas produções independentes se multipliquem e as mensalidades diminuam.

Matheus Audan

Músico, compositor e roteirista com o pé esquerdo afundado na arte e o pé direito querendo ser o esquerdo.

× Curta Music Non Stop no Facebook