A integrante de uma das bandas mais amadas do cenário trip-hop dos anos 90 surpreendeu os fãs com uma singela carta, escrita à mão
Em seu Instagram, Beth Gibbons publicou um cartinha, escrita à mão, com um anúncio mais do que especial: o de que seu novo álbum, chamado Lives Outgrown, será lançado “muito em breve”.
O primeiro disco solo da cantora é a primeira novidade desde 2008, quando saiu o último do Portishead. O grupo se reuniu em 2022 para um show beneficente em prol das crianças vítimas da guerra na Ucrânia.
A banda em que integrou como vocalista foi uma das sensações do movimento trip-hop inglês, com seu som soturno, de nuances nebulosas, oposta à alegria dançante e festeira da música que embalava as pistas de dança no mundo, e também à vibe tranquila, de feliz relaxamento, dos grupos da chamada lounge music, de Air e Boards From Canada.
A voz de Gibbons, sofrida como as grandes vocalistas da primeira geração do blues, mas atualizada para o ambiente eletrônico da época, gerou unanimidade como um dos grandes encantos do Portishead. Por isso, o anúncio de um álbum solo, depois de tanto tempo fora dos holofotes, gerou frisson no mundo da música, incluindo a festiva redação aqui do Music Non Stop. Anúncios do tipo que geram uma gostosa ansiedade: “o que será que ela vai aprontar?”.
O trio, que não gosta de ser associado ao gênero trip-hop, lançou apenas quatro albuns em toda a sua carreira, sendo um deles a gravação de um show ao vivo, Roseand NYC Live, em 1998. Importante lembrar que o Portishead não acabou. São apenas lentos, mesmo. A carreira do grupo, formado em Bristol, é formada por longos hiatos, anúncios de “grandes” planos e, então, novos sumiços.
Em 2013, foram os headliners to tradicional festival inglês Glastonbury, o que deu ao grupo ânimo para embarcar em duas turnês europeias, além de apresentação de gala no Festival de Jazz de Montreux, no ano seguinte.
A carta de Beth Gibbons é a única publicidade do lançamento, que nem single de apresentação teve. E isso é muuuuito Portishead. A aurora de mistério que envolve o grupo é compatível com sua música, valorizando as entrelinhas. Para entrar no mundo dela, ouça o maior hit da banda, Glory Box.
Enquanto esperamos por Lives Outgrown, finalizamos com nosso serviço de utilidade pública. O nome da banda é inspirado em um vilarejo inglês pertinho de Bristol. A pronúncia correta de seu nome, portanto, é pórtisrred e não portichrréd, dúvida que movimenta as conversas de boteco e sofás de afters até hoje.