Air Air. Foto: Reprodução/Internet

Pela 1ª vez, Air lança turnê tocando na íntegra o clássico álbum “Moon Safari”; e o Brasil?

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Duo francês responsável pela renovação do Easy Listening vai rodar com sua maior obra na íntegra, pela primeira vez; será que não rola um pulinho no Brasil?

Quem frequentava as pistas de dança no final da década de 90 se lembra da revolução que Moon Safari, primeiro disco do duo francês Air, causou.

Lançado em 1998, na contramão da fritação causada pelas batidas de techno, drum’n’bass, house e trance da época, o álbum trazia dez faixas para relaxar, com quase nenhum beat, reinventando um gênero musical que havia caído na cafonice — o Easy Listening.

A música caía como uma luva em dois movimentos que se apalpavam pelo mundo, o do heroin chic, presente no mundo da moda (e suas festas) em Nova Iorque, e a necessidade do público das raves e clubs de um som ideal para a hora em que a energia começasse a baixar.

Nos apartamentos das grandes cidades, onde amigos saíam dos clubes ainda sem sono, mas drenados da energia física para continuar pulando, Moon Safari era trilha sonora obrigatória, em encontros chamados, na época, de “chill-outs“, termo que, em tradução livre, significa relaxar, esfriar (no caso, os miolos).

A partir dali, o Air — formado por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel — se tornou um dos grandes da França. Seu último álbum de inéditas, Le Voyage Dans La Lune, foi lançado em 2012. Em entrevista à NME, Godin afirmou que um próximo álbum só viria quando a dupla “reencontrasse sua mágica”.

Para celebrar o aniversário de 25 anos de Moon Safari, o duo anunciou uma turnê na qual tocará, pela primeira vez na história, o álbum na íntegra. Confirmadas na Europa (veja mais abaixo), as datas são para os meses de fevereiro a março.

Não há nada sobre shows no Brasil. Porém, com a quantidade de festivais programados para 2024, abre-se um espaço para sonhar. A aposta deste que vos escreve é que Air caberia como uma luva em um evento como o C6 Fest, que acaba de anunciar a primeira atração para o ano que vem — a diva britânica do R&B, Raye.

Vale lembrar que o C6 trouxe Kraftwerk ao Brasil em 2023, e tem a mesma curadoria dos lendários Free Jazz e Tim Festival, célebres por trazerem grandes nomes do cenário eletrônico ao país.

Air play Moon Safari

Fevereiro

24 – Anitgel @ Victoria Hall, Geneva, Suíça
25 – Fabrique, Milan, Itália
27 – Wiener Konzerthaus, Vienna, Áustria
29 – De Roma, Antwerp, Bélgica

Março

02 – Theater Des Westen, Berlin, Germany
07 – L’olympia, Paris, France
08 – Paradiso, Amsterdam, Netherlands
24 – London Coliseum, London, UK

fatboy slim com bandeira da house music
Você também vai gostar de ler Fatboy Slim volta ao Brasil depois de cinco anos

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook