Por que não seguir o grande sonho do rock’n’roll quando você já é uma estrela das telonas?
Montar uma banda, ensaiar exaustivamente, compor as primeiras músicas, gravar seu primeiro EP e sair batendo na porta de casas de shows atrás de apresentações de uma banda que ninguém conhece. O crescimento orgânico das redes sociais segue devagarinho e, vez por outra, você consegue subir em palco com suas irmãs e irmãos de guerra para tocar para cinco ou dez amigos que se sacrificaram para ir vê-los.
Rios de dinheiro investidos no seu sonho musical, com expectativa de retorno muito tempo depois, enquanto todo mundo aguenta a pressão da mãe para arrumar “um trabalho de verdade”. Perrengues comuns a todo mundo que monta sua banda de rock, certo? Errado, se você é um astro do cinema! Afinal, você já começa sua carreira apoiado por milhões de fãs que conquistou através dos seus filmes.
Keanu Reeves anda viralizando na internet graças à sua banda Dogstar. O astro de Matrix toca baixo no grupo, formado com os amigos Bret Domrose e Robert Mailhouse, também ator com várias atuações na TV estadunidense, com destaque para o seriado Seinfield. Reeves e sua turma formaram a banda em 1991, ano em que o ator estrelava o filme Garotos de Programa ao lado de River Phoenix, o terceiro de sua carreira cinematográfica. A Dogstar já lançou três álbuns, sendo o mais recente, Somewhere Between the Power Lines and Palm Trees, em 2023.
Conciliar carreira no cinema e na música, não é uma exclusividade de Keanu Reeves. Várias atrizes e atores também decidiram aproveitar um pouco da fama para nutrir o projeto adolescente de viver o sonho do rock’n’roll. Na plateia, claro, tem muito mais gente atrás do astro do cinema do que para ouvir a música, com algumas exceções.
Conheça outros movie stars que se aventuraram na música.
Juliette Lewis
A estadunidense Juliette Lewis tem uma banda, Juliette and the Licks, que é legal para um caramba, importante que se diga. A atriz formou a banda em 2004, quando já era bem famosa graças a papéis em filmes como Assassinos Por Natureza e Um Drink No Inferno. Com um pé enfiado na estranheza, bastante explorada em suas personagens no cinema, Lewis teve a esperteza de levar tais atributos para uma banda de rock.
O grupo lançou dois álbuns até 2006. Juliette, então, acabou com o projeto, mas seguiu nos palcos em carreira solo. Seu último lançamento é de 2016, chamado Future Deep.
Johnny Depp
O ator Johnny Depp sempre gostou de tocar guitarra e, mais do que isso, de um bom rolê. Frequentava tanto as casas de shows e clubs de Los Angeles que tem muito mais amigos no mundo da música do que no meio cinematográfico. Tanto que, unindo sua fama e a cara de pau, já tocou e gravou ao lado de ícones como Iggy Pop, Oasis, Aerosmith e mais um montão de gente. Mistura tanto o cinema com a música que seu personagem mais popular, o pirata Jack Sparrow, foi inspirado em um de seus grandes ídolos da guitarra, Keith Richards, dos Rolling Stones. Seu mais recente projeto é uma parceria com Jeff Beck, com quem compõe e faz alguns shows.
Scarlett Johansson
Em 2006, Scarlett Johansson entrou em estúdio para gravar Summertime para um disco beneficente só com astros de Hollywood se aventurando na música, chamado Unexpected Dreams – Songs From The Stars. Gostou tanto que, no ano seguinte, estava no palco ao lado da banda The Jesus and Mary Chain no festival Coachella. O bichinho da rockstar picou forte a atriz, que já em 2008 lançava o ótimo álbum Anywhere I Lay My Head, com dez músicas de sua autoria. No ano seguinte, se uniu a Pete Yorn (da banda Peter Björn and John) para mais um álbum, Break Up, também sensacional.
Jack Black
É muito difícil, ao falar sobre Jack Black, determinar o que é música e o que é cinema em sua carreira. O ator sempre foi chamado para interpretar “o roqueiro” em suas comédias. Frequentemente canta no meio da atuação, e o ápice dessa jornada metalinguística é o filme Tenacious D, que acabou virando sua banda oficial, com direito a figurar como headliner do festival Rock in Rio, em 2022.
O bom humor é indissociável, tanto de suas performances quanto videoclipes, e sua versão de You Never Give Me Your Money foi elogiada e compartilhada pelo próprio dono da bola, Paul McCartney.