As 5 amizades mais surpreendentes do mundo da música
De David Bowie e Nina Simone a Elton John e Eminem
A vida no meio musical facilita a construção da amizade. Muitas viagens, bares, encontros em palcos, parcerias… São muitas oportunidades para cruzar com pessoas que, mesmo vendo pessoalmente em poucos momentos, produzem relações de admiração e respeito para a vida inteira. Ainda assim, no senso comum, estamos acostumados a pensar que é preciso ser da mesma tribo para desenvolver aquela deliciosa relação de parças inseparáveis.
Não é bem assim. Afinal, não é só no amor romântico que os opostos se atraem. E há vários exemplos no mundo da música de grandes amizades surpreendentes. Gente tão diferente que, se tivéssemos de apostar, jamais imaginaríamos a possibilidade.
Pois bem. Para celebrar o Dia do Amigo e provar que seu coração pode ser invadido por pessoas vindas dos mais diferentes rincões, o Music Non Stop lhe conta quais são as cinco amizades mais inesperadas da história da música!
David Bowie e Nina Simone
Quando David Bowie encontrou Nina Simone em um bar em 1974, a diva do jazz não passava pelos seus melhores momentos. Abusando de sua reconhecida sensibilidade e carisma, Bowie pediu a Nina seu número de telefone. Ligou para a cantora mais tarde, às 03h da manhã, e disse: “a primeira coisa que eu quero que você saiba é que você não é louca. Não deixe ninguém colocar isso na sua cabeça. De onde você veio, existem muito poucos”. Os dois recém-conhecidos conversaram por horas. Depois disso, passaram a se falar por telefone todas as noites, durante um mês, quando finalmente conseguiram se reencontrar pessoalmente, para selar uma amizade que duraria para vida toda. Sobre o grande amigo Bowie, Nina declarou: “ele é mais sensível do qualquer pessoa que já conheci na vida. David não é deste mundo”.
Willie Nelson e Snoop Dogg
Definitivamente, uma amizade maconheira. A marijuana era a única coisa que aparentemente ligava o astro da música country Willie Nelson ao ícone do rap, Snoop Dogg. A relação entre os dois partiu do rapper, que já sabia da predileção do senhor branquelo por um baseado. Quando Dogg escreveu a música My Medicine (nem precisa explicar, né?), convidou Nelson para participar. Surgiu então uma amizade eterna, tão familiar que os dois trocavam presentes de Natal. Certa vez, Snoop chegou a mandar ao parça um suéter natalino com folhas de maconha tricotadas.
Elton John e Eminem
Se com Willie Nelson e Snoop Dogg a ligação se deu pelo prazer de uma droga, a união de Elton John e Eminem foi justamente o oposto. O rapper, que sob o codinome Slim Shady não cansava de escrever versos homofóbicos, encontrou em um líder da comunidade LGBT+ carinho, apoio e principalmente um guia para se livrar do buraco em que se enfiou graças ao abuso de tóxicos. Os dois se conheceram em uma apresentação no Grammy, e seguem brothers até hoje. Após se conhecerem um pouco melhor, Eminem soltou, na lata: “olha só… eu tenho um problema, e gostaria de uns conselhos seus”. Elton John lhe estendeu a mão e os dois não se largaram mais.
Bono Vox e Noel Gallagher
Há muito tempo, Bono (U2) e Noel Gallagher (Oasis) são aquele tipo de “amigos de churrasco”. Passam férias juntos, na casa que o líder do U2 tem no sul da França. Os irmãos Gallagher são famosos por detonar publicamente toda e qualquer banda de rock que possa fazer sombra ao Oasis, mas curiosamente, o polêmico Bono sempre foi poupado. Em entrevistas, Noel já chegou a afirmar: “ele recebe muitas críticas, mas eu amo esse cara”.
Rita Lee e Elis Regina
O santo das duas grandes protagonistas da música brasileira nos anos 70 simplesmente não batia. Suas ideias eram antagônicas. Elis Regina fazia parte da turma que protestava contra a guitarra elétrica na música brasileira, chamando todo mundo de capacho de imperialista. Rita Lee, coitada, era eletricidade pura, totalmente rock’n’roll, desde Os Mutantes e depois em carreira solo. O azedume entre as duas só se dissipou quando Rita foi presa por porte de maconha. A rainha do rock só foi saber depois de solta que Regina foi até a delegacia, armou um tremendo barraco na porta e só sossegou contra o delegado concordou em liberá-la. Desde então, as duas viraram besties, até a morte de Elis.