Fela Kuti Fela Kuti – foto: reprodução Youtube

Álbum tributo a Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, é disponibilizado no streaming pela primeira vez.

Arthur Ricci
Por Arthur Ricci

20 Anos após sua gravação, no Dia Mundial da Luta contra à AIDS (1° de Dezembro), o álbum Red Hot + Riot: The Music and Spirit of Fela Kuti é relançado com materiais inéditos, e faz sua estreia nas plataformas digitais.

Filho de uma grande ativista política e militante feminista, Fela Anikulapo Ransome Kuti nasceu na Nigéria, em 1938. Enquanto estudava música no Trinity College de Londres, no final da década de 50, Fela decide criar sua primeira banda, os Koola Lobitos, tocando uma mistura de Highlife e Jazz. De volta a uma Nigéria recém-independente, o agora trompetista profissional reforma o grupo, incorporando o baterista Tony Allen, e juntos começam a experimentar a fusão de diversos gêneros musicais influentes na época, sempre com uma pegada característica e diferenciada.

 

 

O ponto de virada, porém, vem com a viagem do músico aos Estados Unidos em 1969, onde teve contato pela primeira vez com o movimento negro Black Power e as ideias de importantes ativistas, como Malcolm X, que viriam a moldar o caráter inovador e político de suas músicas. É nesse contexto que Fela Kuti e seus companheiros decidem introduzir um novo estilo musical, uma mescla alucinante de ritmos africanos com o Funk e o Jazz que viria a ser conhecida como Afrobeat.

Durante sua trajetória se consagraria como músico, cantor e um compositor fora da caixa, além de atuar ativamente na política da Nigéria e como um ávido defensor dos direitos humanos. Em Agosto de 1997 Fela Kuti faleceu de causas relacionadas à AIDS.

Em 2002, a Red Hot, organização beneficente ligada à conscientização sobre o HIV/AIDS, decide homenagear uma das mais brilhantes vítimas da doença com um álbum tributo. Red Hot + Riot: The Music and Spirit of Fela Kuti é o décimo quarto volume de uma série de discos lançados para captar fundos para essa luta. A obra traz algumas das faixas mais famosas do nigeriano, e conta com a participação de inúmeros nomes de peso da música internacional, com trechos de Fela inseridos por Mix Master Mike nos interlúdios.
A estreia do álbum no universo digital vem acompanhada de 2 horas de materiais inéditos, com versões alternativas e gravações nunca reveladas, além de imagens de dentro do estúdio. Dentre os mais de 30 artistas envolvidos, destacam-se nomes marcantes como D’Angelo, Questlove, Sade, Tony Allen, Femi Kuti (filho de Fela), Baaba Maal, Macy Gray, Roy Hargrove, Nile Rodgers, e o ícone brasileiro Jorge Ben Jor.

O álbum completa o legado genial dessa figura ímpar, trazendo introduções e interlúdios que nos ambientam no universo do músico; duas músicas, “So Be It” e “By Your Side”, que não são de sua autoria; algumas versões mais fiéis às músicas originais, como na Jam de “Water No Get Enemy” e algumas reinterpretações criativas, como uma “Shuffering + Shmiling” com versos do duo de Rap Dead Prez. O momento é oportuno para quem admira Fela Kuti, e música, de maneira geral.

 

 

Arthur Ricci

Arthur Ricci é músico de criação e amante apaixonado pelo universo da música, influência que vem de berço. Atualmente é ouvinte e pesquisador musical de diversos gêneros, e também atua como A&R da gravadora de Techno Rave Lemon. De olhos e ouvidos abertos, acompanha, do interior e da capital paulista, a cena musical moderna brasileira e mundial.