Clássico da Grécia Antiga, ‘A Odisseia’ ganhará filme dirigido por Christopher Nolan
Nomes como Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya e Charlize Theron já estão confirmados no elenco
Uma das mais intrigantes (e recontadas) histórias já produzidas pela mente humana é A Odisseia, que conta a saga de um certo Ulisses. O mano venceu a Guerra de Troia e levou dez anos para conseguir voltar para sua terra natal. Criada na Grécia Antiga por Homero, a história passou séculos sendo repassada oralmente, através de poesias e cântigos, até que foi colocada no papel por volta do século VII antes de Cristo. E depois disso, nunca mais saiu das nossas vidas. Hamlet, por exemplo, a mais famosa obra de Shakespeare, é uma releitura da Odisseia. Ulisses, de James Joyce, também.
No ano que vem, A Odisseia vai ganhar uma adaptação com aroma de blockbuster, dirigida por Christopher Nolan (de Oppenheimer), com Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya e Charlize Theron na lista de atores selecionados. A Universal Pictures avisou em suas redes sociais que se tratará de uma “aventura épica, rodada em diversos lugares do mundo”, e entregou até mesmo a data de estreia: 17 de julho de 2026.
Não é primeira vez que o cinema recria essa história, em vez de apenas esconder sua estrutura em outros roteiros. Desde 1911, os estúdios de Hollywood vêm dando emprego ao incansável Ulisses. Mas a equipe escalada para a edição 2026 da viagem do herói traz a expectativa de uma versão definitiva.
Bem, talvez “definitiva” não sera a melhor palavra para ser aplicada à Odisseia. Afinal, seus elementos seguirão sendo usados em peças de teatro, filmes, histórias em quadrinhos e mininovelas do TikTok. Afinal, se a obra de Homero está sendo usada há quase 30 séculos e segue relevante, não será Matt Damon que colocará uma pedra em cima desse roteiro. Enquanto tivermos medo da masmorra desconhecida que abriga nossa alma, teremos Ulisses servido no buffet.