A Tomorrowland Foundation Music & Arts School já existe na Índia e no Nepal, e agora, será construída no Brasil
Conforme mencionamos em nosso review, para além de grandes shows e atrações, o ponto mais alto desse último Tomorrowland Brasil foi a parte social: com a arrecadação da entrada solidária (uma das modalidades de ingresso oferecidas), mais de R$ 1 milhão foi arrecadado para a construção de uma escola de música em Itu/SP, onde o festival aconteceu. Agora, essa escola foi oficialmente anunciada pela produção.
Em parceria com a ONG local Instituto Tecendo Infâncias, a Tomorrowland Foundation (entidade voltada justamente para projetos sociais) anunciou a terceira Tomorrowland Foundation Music & Arts School do mundo — seguindo os modelos da Índia (2018) e do Nepal (2022), onde já opera. Construída no Centro de Experimentação de Linguagens (CEL), a instituição é “voltada para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”, conforme diz o release para a imprensa.
“Expressar-se de forma criativa, e não somente aprender a ler e escrever deve ser um direito de toda criança e adolescente. Nós, da Tomorrowland Foundation, queremos dar a possibilidade para que essas crianças possam ter um hobby, proporcionando um espaço onde eles possam exercer o papel de serem crianças e brincarem livremente”, declarou a porta-voz oficial do Tomorrowland, Debby Wilmsen, no texto.
Arrecadada a cada R$ 30 investidos na entrada solidária do Tomorrowland Brasil, a verba também será revertida para melhorias estruturas no CEL.
“Dentre os investimentos, estão a construção de um parquinho com melhor iluminação e estrutura, que evite ninhos de pombas para não causarem problemas de saúde onde as crianças costumam brincar; e também a contratação de mais sete professores de artes e música, para que consigam atender mais crianças que estão na fila de espera do CEL”, explica o release.
A iniciativa ainda prevê a compra de novos instrumentos musicais para a Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro (EMIA), também de Itu, “para a qual as crianças e os jovens podem ser direcionados quando existir interesse e talento para se especializar em algum instrumento musical”.
“A Tomorrowland Foundation, organização criada na Bélgica em 2018, tem como missão promover a educação e a expressão criativa de crianças e jovens pelo mundo. O projeto em Itu representa mais um passo […] na promoção da educação e cultura por meio da música e das artes. Através da parceria com a ONG brasileira Tecendo Infâncias, o Tomorrowland busca apoiar a comunidade local, formar novos músicos e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes”, conclui o texto.
Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Tomorrowland para saber mais sobre o início das obras e inauguração. Assim que tivermos uma resposta, esta matéria será atualizada. No site oficial, porém, consta que a previsão de entrega da Tomorrowland Foundation Music & Arts School brasileira é para 2024.