O DNA Art Car de Vintage Culture. Foto: @oxgnstudio/DivulgaçãoCom direito a aviões, Vintage Culture traz cultura dos ‘art cars’ ao Brasil
Depois de uma primeira edição em Camboriú, projeto DNA ART CAR passa agora por Campinas e Grande Porto Alegre
Você já deve ter ouvido falar no Burning Man, certo? O festival de contracultura (ou nem tanta contracultura assim) que acontece anualmente nos Estados Unidos busca ser autossuficiente, ou seja, toda a estrutura é construída pelos próprios participantes. Inclusive, os art cars, espécies de carros alegóricos que buscam integrar arte ao cotidiano, são elaborados pelos “burners”. E muitos tornam-se palcos para DJs se apresentarem.

No Brasil, o grande responsável por fomentar essa cultura dos art cars é o DJ e produtor Vintage Culture. Frequentador assíduo do BM, ele vem desenvolvendo um projeto em solo verde e amarelo que já se tornou o maior do gênero no país. Mesmo não tendo carros alegóricos construídos pelo público, o evento mantém a ideia de ter a expressão artística de algo cotidiano, representando a visão criativa de seu idealizador.
O DNA ART CAR, como é chamado, teve sua primeira edição em março deste ano em Camboriú/SC, mas estreia em Campinas/SP neste sábado (06), com uma superestrutura que inclui quatro “carros artísticos”.
No São José Polo Clube, estarão o DNA, art car principal, onde o DJ e produtor se apresentará por oito horas com um sistema de som poderoso e efeitos pirotécnicos; o FCKR 100, um avião transformado em pista de dança com curadoria visual e musical de OSGEMEOS; Favela, o art car de um grupo de brasileiros frequentadores do Burning Man; e o Varig 727, uma aeronave real com megaestrutura que servirá de loja, área de intervenção artística e pista de dança.

Projeto do art car FCKR 100. Imagem: Divulgação

Projeto do art car Varig 727. Imagem: Divulgação
Como se não bastasse ter carros alegóricos e dois aviões de verdade (!), o projeto ainda conta com live painting — ou seja, uma obra criada em tempo real pelo artista Sanches — e uma área chill-out para descanso com práticas de bem-estar, como cerimônia do cacau, oráculo, defumação, chá e mais, chamada Aldeia Zen.
Todas esses diferenciais fazem parte do movimento que Vintage Culture quer ressaltar: o de conexão humana por meio da música, com intuito de mostrar a importância de viver o presente em união.
O projeto segue para Esteio/RS (Grande Porto Alegre) no próximo sábado (13) e retorna a Camboriú/SC no dia 17 de janeiro. Entretanto, em ambas edições, não haverá o Varig 727.

O Favela Art Car. Foto: Divulgação



