Vinil Foto: Andrea Cipriani [via Unsplash]

SoundCloud testa serviço de venda de discos de vinil sob demanda

Jota Wagner
Por Jota Wagner

A partir de parceria com a elasticStage, plataforma de streaming musical pode ter encontrado solução para os pequenos artistas

“Encalhe” é uma palavra irritantemente presente na vida de artistas e lojas que trabalham com mídias físicas, como discos de vinil, CDs ou livros. A produção inicial de um novo álbum, por exemplo, demanda uma quantidade mínima para valer a pena. Com o vinil, 300 cópias geralmente são o pedido mínimo exigido pelas fábricas para fazer a tão sonhada bolacha. Não parece muito, mas no caso dos artistas iniciantes, demanda um investimento inicial e um esforço para vender e distribuir que os afastam justamente do que mais precisavam fazer: música. Exceto para os poucos superorganizados e disciplinados, os guarda-roupas do quarto vão se acumulando com caixas de discos não vendidos, para felicidade dos garimpeiros de sebos que os arrematarão 40 anos depois para vender por uma pequena fortuna (se a música for boa, claro).

Boas ideias, portanto, são sempre bem-vindas para solucionar esse problemão. E a plataforma SoundCloud, uma das preferidas dos autores para subir suas produções e mostrar a outras pessoas, acabou de anunciar uma proposta de solução para aliviar o maleiro do seu guarda-roupa. Em parceria com a fábrica elasticStage, os usuários poderão prensar seus vinils sob demanda: após a venda, a empresa prensa, embala e envia para o comprador.

A nova funcionalidade, uma mão na roda para quem tem uma pequena base de fãs, ainda está em fase de testes. O SC está convidando alguns power users para testar o rolê. Basicamente, você submete suas músicas na página especializada, junto com a capa e alguns documentos, e a elasticStage cria um lançamento inicialmente virtual, com botão de compra. Após atingir um número mínimo de vendas (a quantidade não está especificada no website oficial), os discos de vinil são produzidos e enviados para todos os compradores. Uma espécie de vaquinha virtual agilizada, e dedicada a pequenas prensagens. O melhor de tudo é: não será preciso fazer a gaita cantar antes das vendas. Investimento inicial zero.

Obviamente, a plataforma analisa o pedido antes de autorizar a criação do produto, para evitar baixa qualidade nos áudios ou até mesmo a pirataria. Segundo o SoundCloud, após um período de testes, a funcionalidade estará aberta a todos os usuários interessados.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.