10 grandes bandas coreanas para além do K-pop
Sim, tem muito artista na Coreia do Sul fazendo som de primeiro nível
Sabe quando a gente fica puto com um gringo que chega no Brasil e só sabe falar de “samba, mulher bonita e caipirinha”? Pois é. A mesma coisa sente um coreano quando é obrigado a falar de K-pop com absolutamente todo mundo que visita o país. Tudo bem que o gênero musical tomado por dancinhas coreografadas, letras açucaradas e jovens chapa-branca é um produto de propaganda tão forte para a Coreia do Sul, que o próprio governo tem diversos programas de financiamento e apoio para exportá-lo. Mas há muito mais do que isso — há bandas coreanas fazendo sons indie/punk/eletrônico/experimental de primeira linha.
Um exemplo foi a apresentação do OBSG no Tiny Desk, o programa da rádio estadunidense NPR que já virou uma plataforma de divulgação de boa música. O grupo liderado pela cantora Lee Heemoon junta o canto tradicional coreano com uma funkeira braba, da pesada mesmo. O episódio nos mostra que vale a pena desviar dos canhões publicitários coreanos e garimpar o que está por baixo da onda K-pop. E gente, tem muita coisa boa.
Para te ajudar na imersão coreana fora do K-pop, lhe apresentamos dez bandas coreanas incríveis que passam longe do padrão jovens-dançarinos-bonitinhos.