Entenda por que Trent Reznor é um dos maiores compositores da história do cinema
Pela trilha sonora do filme Rivais, fundador do Nine Inch Nails levou mais um Globo de Ouro neste domingo
Trent Reznor, ex-Nine Inch Nails, deixou de ser um produtor de músicas monstruosas para se tornar um monstro da produção de trilhas sonoras. No último Globo de Ouro, realizado neste domingo (05), o artista levou seu terceiro troféu, pela música do filme Rivais. Com a façanha, o maluco já acumula três Globos de Ouro, dois Oscars e um Grammy em apenas 20 anos de carreira como compositor — números que o transformam em um dos compositores de trilha sonora da história do cinema.
Nascido na Pensilvânia (EUA), o artista de 59 anos fundou o Nine Inch Nails enquanto trabalhava como assistente de engenheiro de som no estúdio Right Track, em Nova Iorque. Além de ter acesso livre aos equipamentos nos momentos em que as salas estavam vagas, Reznor aprendeu muito sobre produção musical. Mas sua performance ainda surpreende. Não é comum um músico altamente alternativo se dar tão bem no mundo do cinema. Ajudou no fato de, graças a seus contatos feitos através da banda, conseguir chances em filmaços.
O primeiro trabalho do homem para o cinema foi em 1994, na trilha sonora de Assassinos Por Natureza, de Oliver Stone. Na época, Trent compôs a trilha toda em quartos de hotéis usando um notebook e alguns equipamentos portáteis. Em 1997, foi a vez de trabalhar no filme A Estrada Perdida, de David Lynch. Em 2005, foi o responsável pela trilha sonora da adaptação para os cinemas do jogo Doom, dirigido por Andrzej Bartkowiak. Loucura.
A enxurrada de prêmios, no entanto, começou a partir de 2010, quando Reznor compôs músicas para o filme A Rede Social. O trabalho lhe rendeu, no mesmo ano (2011), seus primeiros Globo de Ouro e Oscar. Gabaritou. Em 2013, foi a vez de estrear no Grammy, com a trilha de Millennium: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres.
Em 2021, Trent Reznor conseguiu sua segunda dobradinha de prêmios (Globo de Ouro e Oscar), desta vez pela incrível trilha sonora da animação Soul. Feito que pode voltar a conquistar em 2025. O Globo de Ouro já foi. Agora é aguardar até 02 de março, no meio do Carnaval brasileiro, para saber se leva também mais um Oscar!