Outkast Foto: Reprodução/Facebook

Álbum fundamental do rap completa 30 anos

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Southernplayalisticadillacmuzik, disco de estreia do Outkast, é sofisticado, político e foi necessário em 1994

O esquisito nome do primeiro álbum do duo estadunidense Outkast, Southernplayalisticadillacmuzik, veio bem a calhar. A parceria formada por André 3000 e Big Boi em um shopping de Atlanta tinha mesmo o objetivo de complicar o universo do rap feito nos Estados Unidos na década de 90.

30 anos depois, a dupla é ainda mundialmente conhecida, na música pop, com o eterno hit Hey Ya, do disco Speakerboxx / The Love Below, lançado em 2004. Aliás, o álbum mais famoso do Outkast tem dois nomes porque são, na verdade, dois discos em um. Sem conseguirem se entender em relação aos rumos criativos do grupo, André e Big decidiram cada um fazer um álbum solo, competindo entre si, e lançar como um disco duplo. Coisa de doido, que deu muito certo na recepção do público e crítica.

No mundo do rap, no entanto, o duo já tinha uma bela reputação desde seu disco de estreia, consolidados como mentores cabeçudos do chamado “rap sulista”. Southernplayalisticadillacmuzik é um clássico, que chegou trazendo uma nova visão para o cenário do país. Enquanto seus parças de outras regiões estavam focados no gangsta rap e no chamado bling bling, que aqui conhecemos como “ostentação”, o Outkast estreou falando de racismo e da situação dos negros em sua região, com letras sofisticadas e, ainda assim, positivas.

Musicalmente, a surpresa que causaram não foi menor. A crítica do país chegou a classificá-los como um novo Parliament Funkadelic, seminal grupo de funk doidão e psicodélico liderado por George Clinton nos anos 70. Realmente, a referência é notável (e confessa), renovada pelos ventos dos anos 90, momento em que a música eletrônica conquistou a música pop. Muito da instrumentação do álbum de estreia do Outkast foi gravada ao vivo, em vez do uso de bases sampleadas, o que afastou ainda mais o duo do que estava sendo feito na época. Aquele primeiro disco já nasceu predestinado a ser um clássico.

Mesmo gozando de fama e prestígio, a inquietação criativa da dupla acabou falando mais alto. A ponto de, a partir de 2007, André e Big Boi começarem a se interessar mais por outros projetos do que pelo próprio grupo que haviam criado — entre hiatos, algumas reuniões e uma infinidade de colaborações, trabalhos solos e até participações no cinema. André Benjamin (o 3000) é um dos Quatro Irmãos, filme estrelado por Mark Wahlberg, em 2005.

Atuando, colaborando ou afastados, os dois sabem de uma coisa: fizeram história. Southernplayalisticadillacmuzik, complexo no título, nas letras e na instrumentação, trouxe um novo olhar para o rap e, merecidamente, figura na prateleira de indispensáveis para qualquer apreciador do estilo!

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.