Jackson 5 Foto: Reprodução

5 coisas que você não sabia sobre a família Jackson

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Tito Jackson, o mais velho dos Jackson 5, faleceu nesse domingo (15), aos 70 anos de idade

No último domingo (15), a “Dinastia Jackson” perdeu mais um de seus integrantes. Tito Jackson, 70, o mais velho entre os irmãos que se tornaram mundialmente famosos com o grupo infanto-juvenil The Jackson 5, faleceu, conforme anúncio feito pelos seus filhos Taj, Taryll e TJ. Formado por cinco irmãos de Indiana, nos Estados Unidos, o grupo foi um fenomeno no mundo do entretenimento, chegando a ser um dos mais lucrativos projetos da lendária gravadora Motown. Cantavam, dançavam e tinham na frente um molecote que mais tarde seria conhecido como o Rei do Pop, Michael Jackson.

Por trás dos sorridentes irmãos, uma triste história de abuso e exploração infantil preenchia o dia a dia da família. O grupo foi formado pelo pai, Joe Jackson, controlador e alcoólatra violento, principalmente quando se tratava dos filhos. Os ensaios incessantes e a busca por perfeição detonaram o lado psicológico de boa parte dos irmãos, que levariam marcas profundas para a vida adulta. As feridas mais célebres, claro, ficaram para o pequeno Michael, que aos sete anos já tinha responsabilidades comuns a grandes a artistas. O resultado, todos sabemos: uma morte precoce envolta em acusações e mistérios jamais elucidados.

Joe via os filhos como um produto do mercado musical. Para potencializar os lucros, manteve a fábrica aberta enquanto pôde e, por escolha ou não, a maioria dos integrantes da família se enredou para o mundo da música. Veja abaixo cinco fatos que você não sabia sobre a família Jackson.

Muito mais do que cinco

Joe e sua esposa Katherine tiveram nada menos do que nove filhos. Pela ordem, Rebbie (1950), Jackie (1951), Tito (1953), Jermaine (1954), La Toya (1956), Marlon (1957), Michael (1958), Randy (1961) e Janet (1966), todos enfiados no mundo da música pelo pai.

Marlon teve um irmão gêmeo, que não sobreviveu ao nascimento. A ideia do pai era chamá-los de Marlon & Brandon. O Jackson 5 foi formado com um grupo com titulares e reservas. Os irmãos que não faziam parte do time principal por vezes substituíram os outros, quando necessário.

O Jackson 5 não foi o primeiro grupo da família

Antes de conseguir sucesso e dinheiro com os cinco filhos prodígios, Joe Jackson já havia tentado outro projeto musical, os Jackson Brothers, formado em 1964. Na formação, três de seus filhos tentavam a fama no mundo da soul music: o próprio Tito, Jermaine e Jackie. O grupo durou pouco, apenas dois anos, mas já mostrou para o cenário da época a veia compositora de Tito Jackson. Foi ali que o garoto pôde gravar suas primeiras composições.

Uma dinastia de hits

Contando o tempo com o Jackson 5 e as carreiras posteriores (algumas também gerenciadas pelo pai, que não largava o osso), a família Jackson é responsável por 27 números 1 das paradas de sucesso americanas. Os irmãos que mais se destacaram nas carreiras solo foram Michael e Janet, mas todos seguiram na música, apoiados pelo sobrenome de peso. Janet Jackson foi a primeira mulher negra a receber o prêmio Billboard Icon. Graças à qualidade, quantidade e persistência (por vontade própria ou não), a família ficou conhecida como “A Família Imperial do Pop”, ou “A Famila Real do Pop”.

Um superhit de reggae nas costas

La Toya Jackson foi uma das autoras de Reggae Night, gravada por Jimmy Cliff e um dos maiores sucessos da história do reggae, lançada em 1983. A artista compôs a música ao lado de Amir Bayyan, e o sucesso fez com que ela fosse a primeira da família agraciada com o importante prêmio francês Syndicat National de l’Édition Phonographique. Desde 1980, a cantora já lançou 11 álbuns de estúdio, interrompendo a sequência em 2010. Assim como muitos de seus irmãos, La Toya lutou para se desvencilhar das garras empresariais dos pais. Conseguiu trocar de empresário somente em 1987.

Artistas até a terceira geração

Muitos dos netos de Joe Jackson também resolveram seguir no caminho da música. Ao todo, são os irmãos Jackson têm 27 filhos, chamados no mundo artístico de “terceira geração Jackson”. Austin Brown, filho de Reggie, é cantor e compositor. Os três filhos de Tito formaram o grupo de música pop 3T. O filho mais velho de Jackie é rapper, e assina com o nome de Dealz. Jay e Jaafar, filhos de Jermaine, resolveram desgarrar da família e tentar a vida como atores de cinema.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.