Time Warp Brasil BICEP e o espetáculo audiovisual CHROMA, inédito no Brasil. Foto: Divulgação

Time Warp Brasil 2024: 10 joias do line-up que você precisa conhecer melhor

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Para além dos nomes superconhecidos, DJs palestinos, sudaneses, irlandeses e brasileiros oferecem uma agenda sensacional de boa música

Quando o line-up oficial da edição brasileira do Time Warp foi anunciado, deixou muita gente com água na boca. Afinal, não é todo dia que nomes como Black Coffee, Sven Väth, 999999999, Marta Supernova e Hot Since 82 se encontram no centro de São Paulo para dois dias de festa ao ar livre. O rolê está marcado para os dias 03 e 04 de maio, sexta e sábado, das 20h às 08h no Vale do Anhangabaú.

Orbitando em torno dos grandes nomes nos três palcos que serão montados, no entanto, a curadoria escolheu a dedo uma seleção de gemas da música eletrônica (muitas da nova geração) que valem cada gota do suor dançante de quem estiver por lá. Um passeio histórico, geográfico e, sim, sociológico, pelo universo da música eletrônica, com foco no techno.

O festival trará ao Brasil desde brasileiros que estão se destacando lá fora, caso de Slim Soledad, até DJs mulheres palestinas, como Sama’ Abdulhadi, incorporando ao evento um componente deste universo que jamais deveria ser esquecido: a dance music une todos os povos na pista de dança. Utopia mãe desta cultura desde que Frankie Knucles e Larry Levan rodaram seus primeiros discos, em inferninhos marginais dos Estados Unidos.

O Time Warp surgiu na Alemanha, em 1994, sempre dedicado ao techno e à house, e chegou ao Brasil em 2018, com edições no Sambódromo do Anhembi e no Autódromo de Interlagos. O Vale do Anhangabaú foi o local escolhido para o ano em que a marca celebra três décadas de existência.

Para mapear as atrações que merecem sua atenção, separamos dez DJs que prometem fazer bonito na pista — e que talvez não estivessem ainda no seu radar.

DJ Holographic (03/05)

A DJ Holographic representa a nova geração de artistas de Detroit, berço do techno. Para alegria dos que acompanharão seu set, não dá as costas aos timbres, texturas e grooves que fizeram a fama de sua cidade natal. Espere por um techno funky, maduro e de qualidade, que já conquistou as pistas de clubes/festivais como Panorama Bar, Coachella e Tomorrowland.

Na holografia, um recorte representa o todo. Assim, a DJ projeta a história da música eletrônica de sua região, mesmo tendo nascido décadas depois. Vale o show — que, por sinal, vai rolar neste final de semana no Time Warp Alemanha.

HAAi (03/05)

A DJ e (baita) produtora HAAi nasceu na Austrália e hoje vive em Londres. Chegada em um long set, a garota se destaca por excelentes álbuns recheados de minimal, glitch e techno experimental, como o mais recente feito pela série DJ Kicks e o elogiado Baby, We’re Ascending, lançado em 2022.

HAAi ainda toca o próprio selo, Coconut Beats.

Sama’ Abdulhadi (03/05)

Uma DJ da Palestina animando o centro de São Paulo com techno de primeira linha. Sama’ Abdulladi é a primeira artista da região a ganhar reconhecimento internacional no cenário eletrônico, principalmente após a temporada em que passou tocando e estudando produção musical em Beirute.

Sama’ já foi atração do Time Warp Brasil em 2023, quando fez, ao lado de ANNA, um dos B2Bs mais destacados do festival, e agora, volta como atração solo. A edição do Boiler Room em que ela se apresenta nas ruas da cidade palestina de Ramalah, nos tempos de hoje, é uma emocionante imersão antropológica.

TSHA (03/05)

A artista nascida em em Houston, no Texas, chega a São Paulo com status de rising star. Ainda pouco conhecida pelos brasileiros, lançou o aclamado álbum Capricorn Sun pela icônica Ninja Tune, mostrando ao ao mundo uma gostosa mistura entre o pop e a música eletrônica.

Desde então, vem emendando parcerias com nomes como Chemical Brothers, Diplo, Bonobo e Gorillaz. Para ficar atento e, daqui uns anos, dizer orgulhoso: “Ah, eu ví a TSHA aqui em São Paulo, no Time Warp de 2024!”.

BICEP present CHROMA (AV DJ set) (04/05)

BICEP é um duo de produtores de Belfast, no norte da Irlanda, formado pelos DJs Andrew Ferguson e Matthew McBriar. Amigos de infância, começaram despretensiosamente com um blog chamado Feel My Bicep (sinta meu bíceps), em que traziam raridades da disco, da house e do techno. Em 2012, lançaram uma gravadora de mesmo nome, e começaram a se destacar mundialmente, tanto em termos de público quanto da crítica especializada.

Reconhecido pela BBC como “um dos maiores nomes da dance music no Reino Unido”, o duo continua a se consolidar como um dos atos eletrônicos globais mais marcantes hoje em dia. Sete anos após sua faixa Glue, que conquistou o mundo em 2017, seus lançamentos recentes têm chamado a atenção dos amantes da música eletrônica por todo o globo.

Para o Time Warp Brasil, o BICEP traz seu novo show audiovisual CHROMA, inédito no país, que também dá o nome à sua nova gravadora. Espere um espetáculo sinestésico bem na esteira dos grandes duos que nos apaixonaram na década de 90.

Boys Noize (04/05)

Na verdade é um boy só, Alex Ridha, alemão que já levou seu projeto de produção e discotecagem a festivais gigantescos como Coachella e Glastonbury. Ridha tem o techno germânico no sangue, pesado, duro, industrial. Em seu release oficial, conta que “abriu seu caminho no mundo da música eletrônica através de suas próprias regras”. Brabo.

Klangkuenstler (04/05)

Na ativa desde 2012, quando se mudou da Bavaria para Berlim, Michael Klorb, ou Klangkuenstler, deixou o deep e o tech house de lado recentemente para se dedicar ao hard techno nas discotecagens. Este é o som que você vai ouvir na pista do Time Warp. O alemão é figura carimbada no circuito de superclubes da Europa e uma novidade no Brasil. Portanto, vale entregar a ele seus quadris em algum momento da festa.

Sara Landry (04/05)

Sara Landry toca hard techno. Duro, sujo, industrial, rápido e, principalmente, impetuoso. A DJ, engenheira sonora e produra musical já desfila pelos grandes festivais e clubes do mundo, e vem a São Paulo para descer a lenha no Vale do Anhangabaú. Coloque na sua wishlist do Time Warp 2024!

Skin on Skin (04/05)

O DJ sudanês, hoje vivendo na Austrália, traz muito do continente africano ao seu som; basicamente techno, mas com influências da house e da música eletrônica old-school. Os deliciosos vocais em spoken words, os sintetizadores com sabor vintage e o groove cheio de respirações que fizeram do techno detroitiano um dos mais agradáveis sons para as pistas de dança alternativas do mundo. Skin on Skin é som, fúria e sol.

Slim Soledad (04/05)

Brasileira que nos trocou por Berlim para desenvolver sua carreira, Slina (Slim Soledad) vem mandando bem demais, tanto em festivais como o Primavera Sound quanto no circuito de clubes europeus. Estudou dança contemporânea antes de se dedicar à discotecagem e à produção musical. Vale receber de braços abertos esta artista que representa o som de São Paulo na movimentada Berlim.

Sobre o Time Warp

O Time Warp surgiu na Alemanha em 1994 com base nos ideais da cena house/techno, e, aliado a uma infraestrutura e tecnologia audiovisual de ponta, logo se tornou um dos festivais mais conceituados da Europa entre os ambientes underground.

Estabelecido em São Paulo desde 2018 pelas mãos da Entourage, o Time Warp Brasil repete por aqui a mesma qualidade de curadoria e cenário, consolidando-se como um dos maiores eventos da cena nacional. Com dois dias e dois palcos, o festival reúne pessoas de todos os cantos do país.

Em 2019, o Complexo do Anhembi recebeu mais de 20 mil pessoas dispostas a viver toda a experiência que cerca o ambiente do TW. Após uma edição muito bem-sucedida em maio de 2022, a marca retornou à capital paulista nos dias 11 e 12 de novembro, na ARCA, levando um showcase especial e um projeto de palco exclusivo. Efetivou-se, então, uma relação íntima entre o Time Warp e o Brasil.

Com mais de 40 atrações e de 30 mil presentes no Autódromo de Interlagos em maio do último ano, a edição 2023 se consagrou como a maior realizada até então.

Agora, em 2024, o Time Warp Brasil tomará conta de toda a extensão do renovado Vale do Anhangabaú, pela primeira vez com três palcos. Milhares de pessoas se reunirão no Centro da cidade, rodeadas pelos arranha-céus paulistanos, ao som de grandes lendas e novos nomes que hoje movimentam a cena global, trazendo uma gama de novidades para o rico e complexo movimento da música eletrônica de pista.

Serviço

Time Warp Brasil 2024

Local: Vale do Anhangabaú: Av. São João, R. Formosa – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo/SP
Data: Dias 03 e 04 de maio (sexta e sábado)
Horário: Das 20h às 08h (em ambos os dias)
Atrações: 999999999, Bicep presents Chroma (AV DJ set), Black Coffee, Black Coffee B2B Mochakk, Boys Noize, Chaos in the CBD, Chris Stussy, Delcu, DJ Holographic, DJ Seinfeld, Due, FHTD, Gartzzea, Gop Tun DJs, HAAi, Hercules and Love Affair, Horse Meat Disco, Hot Since 82, I Hate Models, Klangkuenstler, Maceo Plex, Mall Grab, Mari Boaventura, Marta Supernova, Mila Journée, Mochakk, Richie Hawtin, Roman Flügel, Sama’ Abdulhadi, Sara Landry, Silenzo, Skin on Skin, Slim Soledad, Sven Väth, TSHA, Valentina Luz B2B Eli Iwasa, Vermelho e WhoMadeWho (Hybrid DJ Set).
Ingressos: Via Ingresse

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.