BaianaSystem Foto: Stephan Solon/Divulgação

São Paulo recebe show experimental do BaianaSystem neste fim de semana

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Por dois dias, a Audio será casa de uma viagem experimental sobre as lendas brasileiras

Nesta sexta (03) e sábado (04), a casa de shows Audio, em São Paulo, recebe um novo experimento do grupo soteropolitano BaianaSystem. O espetáculo Nossa Cultura Em Primeiro Lugar traz a visão da banda de Russo Passapusso sobre as lendas brasileiras, unindo som, performance e audiovisual.

“Pensando o folclore como conjunto de manifestações da cultura popular típicas de um determinado povo, o Baiana vai se guiar pelos seus personagens, buscando uma troca de experiências para além das lendas brasileiras já enraizadas e lapidando o próprio show na medida em que ele viaja o Brasil e o mundo. A ideia carrega ainda uma reverência ao disco Além das Lendas Brasileiras, do grupo Terreno Baldio, lançado em 1977 com versões de temas do folclore nacional”, explica o comunicado para a imprensa.

Para o experimento na Audio, o grupo turbinou seu time. Nas projeções visuais, o baiano Core e o cearense Fluxo Marginal se juntam a Filipe Cartaxo, responsável por toda a estética visual do grupo, enquanto Russo Passapusso (voz), Claudia Manzo (voz), Roberto Barreto (guitarra baiana), SekoBass (baixo), João Meirelles (beats, synths e programações), Junix 11 (guitarra), maestro Ubiratan Marques (piano e synths) e Ícaro Sá (percussão) formam a banda.

No mesmo comunicado, o guitarrista Roberto Barreto conta que “esse formato tem como combustível o naipe de sopros, os artistas visuais convidados, a calma que tivemos para pensar uma junção das coisas que a gente vem experimentando nos últimos shows e nas próprias apresentações no [bloco de Carnaval] Navio Pirata. São Paulo é e sempre foi esse lugar onde a gente consegue experimentar, onde a gente tem um público muito diverso. Fora de Salvador, foi o local onde a gente conseguiu se comunicar com o público de uma maneira mais frequente”.

O conceito é interessantíssimo. Afinal, o Baiana é mesmo uma espécie de “elemental” da música brasileira. Quando surgiram, lá pelos idos de 2009, trouxeram ao cenário independente brasileiro um conceito de show que “vem de todos os lados”. Música, visual, cenografia… Coisa que não se via muito por aí, principalmente em grupos que estavam despontando.

Ao seguir caminhando, foram incluindo mais vagões em seu trem, com conceitos, novas ideias e novos sons. E isso aconteceu de uma forma que, quando se fala em BaianaSystem, nos vem à cabeça muito mais um monstro, entidade ou espírito do que um grupo musical, apenas. Seja no palco, ou fora dele, o projeto é uma espécie de Godzilla brasileiro.

Dada sua trajetória, o Bayana faz parte de um grupo de artistas em que as ideias mirabolantes merecem ser experimentadas às cegas, como a quem assiste uma peça de teatro. É responsabilidade de São Paulo honrar sua escolha para a estreia desta nova empreitada, nos dois shows que acontecem neste final de semana.

No dia 03, a abertura da noite fica a cargo dos DJs Raiz e Brazook. No dia 04, do DJ Nuts.

Serviço

BaianaSystem apresenta “Nossa Cultura em Primeiro Lugar”

Datas: 03 e 04 de maio de 2024
Abertura da casa: 21h
Local: Audio: Avenida Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca, São Paulo/SP
Classificação: 18 anos
Ingressos: 03 de maio | 04 de maio

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook