We Are Not Divided: O músico David Byrne lança projeto de jornalismo multimídia colaborativo

Amanda Sousa
Por Amanda Sousa

David Byrne, ex-Talking Heads

À medida que o ritmo das mudanças em nosso mundo se acelera, a humanidade enfrenta desafios sem precedentes: a crise climática, a desigualdade econômica, o conflito militar endêmico, a pandemia do coronavírus, a brutalidade policial e o racismo sistêmico. Em um nível profundo e primordial, esse grau de transformação desencadeia ansiedade sobre o futuro e sobre quem somos. Muitas vezes nos perguntamos: teremos um futuro? ⁠Nessa época louca que estamos vivendo, você também sente que estamos, cada vez mais, divididos, separados e distantes? O ex-Talking Heads David Byrne também estava se sentindo assim e, por isso, criou o projeto chamado We Are Not Divided. Funciona assim: uma plataforma multimídia com duração de seis semanas (que começou no último dia 17) que vai explorar a capacidade humana de superar essa tal divisão que nos cerca. Até o mês de novembro, serão contadas aqui histórias por meio de reportagens baseadas em evidências cientificas, políticas, tecnológicas e religiosas com o mesmo otimismo saudável e focado em soluções para nos orientar. Importante ressaltar que todos os desenhos e animações da plataforma são feitas pelo próprio Byrne.

Este projeto nasceu a partir do Reasons to Be Cheerful (ou, Razões para ser otimista), uma revista online baseada em soluções de Byrne. O cantor criou, há dois anos esta revista porque estava cansado de ler notícias que o deixavam para baixo. Então, na plataforma só tem notícia boa como a energia eólica ser viável, jovens que estão começando a frequentar escolas de músicas, ações de inclusão social e diversidade cultural.

Ilustração de David Byrne

No We Are Not Divided, ele reunirá dezenas de recursos escritos, infográficos, conteúdo de vídeo e outras histórias interativas para infundir o diálogo público com uma perspectiva que destaca a capacidade humana de encontrar maneiras de se mover em direção ao outro. Uma exploração jornalística colaborativa! Você já pensou nisso?! Os colaboradores de mídia incluem The Guardian, The Marshall Project, The Tyee, Next City, Freakonomics, Solutions Journalism Network e muito mais. Relatos do mundo todo incluirão histórias de refugiados que usaram o teatro para acabar com a luta tribal até uma ONG sem fins lucrativos que oferece serviços de aborto para todos, desde feministas da Califórnia a frequentadores de igrejas. Vem muita história surpreendente e boa por aí, acompanhe! wearenotdivided.reasonstobecheerful.world/

× Curta Music Non Stop no Facebook