Com a mostra Leonardo da Vinci, Visualfarm Gymnasium abre suas portas demonstrando grande potencial
A partir desta terça-feira (06), uma nova exposição sobre Leonardo da Vinci abre suas portas para o público paulistano, debruçada sobre a inventividade do gênio, seus trabalhos artísticos e científicos e também sua vida pessoal. Mais do que uma mostra comum, o evento traz consigo a mais alta tecnologia em projeções visuais.
Foto: Reprodução
Em um enorme domo, deitados em puffs, podemos assistir a um filme de seis minutos sobre a infância e adolescência do pintor. Dentro de uma enorme sala retangular, projeções nas paredes e não chão nos levam para dentro dos rascunhos do mestre. E tem mais, como uma sala reservada aos seus relacionamentos secretos e a reconstrução baseada em seus projetos de várias de suas invenções em madeira e ferro.
No entanto, para os apaixonados por São Paulo, algo na exposição traz mais prazer do que a vida de da Vinci: a perspectiva do que o espaço que inaugura junto com a exposição, chamado Visualfarm Gymnasium, pode fazer com o entorno da praça Olavo Bilac, em Santa Cecília.
Criado pelo estúdio Visualfarm, do VJ Alexis, um dos maiores talentos brasileiros das projeções nascidas em raves e festivais, o Gymnasium é um galpão aquebrantalhado, com diversas diferenças de nível e enormes salas, de certa forma moldáveis, totalmente adaptadas para viagens visuais, o que abre os portais para uma infinidade de bons projetos — lembrando que as exposições “multimídia” estão em alta no momento.
Foto: Reprodução
Com cara de galpão meio industrial inacabado, o espaço na pracinha Olavo Bilac dá uma baita cara de Nova Iorque ao pedaço, um recorte do bairro que inclui o lindo Theatro São Pedro, a uma quadra, a Vila Savoia, logo ao lado (vizinha à extinta Associação Cultural Cecília, que pena!) e vários casarões e predinhos charmosos. Tudo indica que, em breve, o pedaço pode se tornar (ou voltar a ser) um dos espaços mais cool de São Paulo.