
Versões reduzidas vão espalhar o espetáculo da Sphere pelo mundo
A ideia é que as “minibolinhas” corrijam o impacto financeiro da construção original, baseada em Las Vegas
A MSG Sphere, bola gigante e ultratecnológica, toda forrada por painéis de LED e com sistema de som de última geração sediada em Las Vegas, nos Estados Unidos, vai espalhar bolinhas por todo o mundo. Um novo projeto foi anunciado pelos controladores do megaempreendimento, que avisaram estar procurando cidades parceiras para receber versões menores da casa de shows.

Além das spherinhas, uma réplica está sendo construída em Abu Dhabi, com capacidade para 17.500 pessoas (a original pode receber até 20 mil). O plano de uma filial de igual tamanho em Londres também foi divulgado pela empresa, mas o projeto foi rejeitado pela cidade por preocupações em relação à poluição visual da bola gigante. Segundo a administração londrina, a esfera causaria incômodo aos moradores da região de Stratford, onde seria construída.
As filhotas da grande bola de Las Vegas chegarão ao mundo com um missão. Salvar a mamãe, que anda amargando prejuízos financeiros compatíveis com a grandeza de seu projeto. A ideia é que as minispheres, como estão sendo chamadas, com capacidade para cinco mil pessoas, sejam projetadas com o objetivo de corrigir os erros da construção inicial, que acabou se tornando difícil de viabilizar, já que a montagem de um show exclusivo para a Sphere custa uma bica, afastando muitos artistas.
Gastos com logística e contas de energia elétrica também são espinhos que andam sangrando o fluxo de caixa da MSG Sphere, que perdeu quase cem milhões de dólares em seus primeiros meses de operação, mesmo tendo atraído a atenção de turistas de todo o mundo, com apresentações que reúnem música e efeitos musicais de tirar o fôlego.

Com um projeto mais eficiente, as bolinhas poderão operar no lucro já na largada. Com ganhos em escala vindo de várias filiais, também poderão dar suporte à mamãe deficitária, transformando o projeto em um sistema. Enquanto a original choca o mundo, plantada em Las Vegas como um meteoro caído do ceu, as outras aproveitam para surfar no marketing gerado por atrações como Anima, U2 e Backstreet Boys (artistas que já fizeram temporadas na Sphere original) e lotar sua programação anual com shows seguindo o mesmo conceito, porém mais fáceis de colocar em pé.