Avatar 2

Veja o que esperar da sequência de Avatar, filme que revolucionou a computação gráfica no cinema

Por Yasmine Evaristo

Sequência do sucesso de James Cameron chega aos cinemas em dezembro de 2022

Em 2009, Avatar foi lançado nos cinemas revolucionando a percepção do espectador diante de um filme feito com tecnologia avançada. Treze anos depois James Cameron conclui a tão esperada sequência.

Na trama de Avatar: O Caminho da Água, Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña), segundo sinopse divulgada no IMDb, vivem com sua nova família no planeta Pandora. Quando uma ameaça familiar retorna para, Jake precisa unir forças com Neytiri e o exército Na’vi para proteger seu planeta e sua família.

Retorno do elenco original

Avatar 2

IMDb

Boa parte do elenco original esta de volta incluindo os protagonistas Zoe Saldana Sam Worthington, além de Sigourney Weaver e Stephen Lang. Mas também há muitos novos rostos e são eles Cliff Curtis, CCH Pounder, Joel David Moore, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet, protagonista do sucesso de Cameron, Titanic. De acordo com a produção, se a sequência obter sucesso devemos esperar mais três filmes previstos para 2024, 2026 e 2028.

Novas tramas e personagens em Avatar

Avatar 2

IMDb

Nesta sequência um dos principais conflitos será entre Jake e Neytiri, pois o casal acolhe uma criança humana nascida na base militar em Pandora. Miles Socorro (Jack Champion) era muito frágil para voltar à Terra e passa a ser criado no planeta extraterrestre. Mas apesar do acolhimento do casal,  alguns conflitos surgirão,  pois Neytiri não aceita o rapaz como pertencente ao seu ciclo familiar.

Outra novidade é a tribo Metkayina que vive próxima ao mar e acolherá Jake durante sua fuga. E há muito mais pistas no trailer,  por exemplo, Na’vis de pele verde, conflitos entre tribos e permanência dos humanos em busca de unobtanium.

Muitas tecnologias desenvolvidas

Avatar 2

IMDb

James Cameron é um intelectual que persegue por anos questões que envolvem o desenvolvimento de tecnologias para filmagem. Assim, quando sairam as primeira notícias sobre Avatar 2, cogitava-se até mesmo a exibição do filme em 3D sem a necessidade do uso dos óculos. Os planos de James eram aumentar a quantidade de quadros de 48fps para algo em tornomdos 120 fps. Entretanto, o próprio direitor, em entrevista à Collider, dada em 2019, ele explicou que pretendia usar esta técnica com moderação.

Mesmo com essa ideia descartada a produção passou por inovações como um curso de mergulho pelo qual vários atores do elenco passaram para as filmagens embaixo da água. Como consequência desse novo ambiente explorado em Pandora, Cameron propôs alterações nas câmeras e trajes de captura de maneira que estes fossem aperfeiçoados para que os movimentos realizados embaixo da água fossem realistas.

Enquanto aguardamos dezembro chegar o que nos resta é assistir ao primeiro filme na Disney+ e nos deliciarmos com o trailer.

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook