SXSW 2023 sxsw – foto: Bruno Montalvão

Um aperitivo do SXSW 2023. O que esperar da maior conferência de música do Mundo!

Bruno Montalvão
Por Bruno Montalvão

O Music Non Stop estará na edição 2023 do South by Southwest, a maior conferência de música do planeta

IndieAmérica | Especial SXSW

Em 2023, a coluna IndieAmérica vai viajar outra vez até Austin para mostrar TUDO o que acontece no SXSW. Entre palestras, muito networking, shows de diversos artistas e variadades sonoras e festa, muita festa. O SXSW começou dia 10 de Março e vai até o dia 19 de Março, repleto de atrações de diversas partes do mundo!

Na verdade, “tudo” aqui é uma licença poética, porque é praticamente impossível “mostrar tudo”, mas nós vamos mostrar tudo o que realmente nos interessa e melhor, vamos apresentar os bastidores do Festival, como ele funciona de dentro para fora, visto que estaremos no SXSW com 02 artistas: BIKE (Brasil) e BALTHVS (Colômbia), além disso, também estamos credenciados como Imprensa Oficial, o que nos dá acesso a diversos eventos, shows especiais e coquetéis de selos, gravadoras e afins. O SXSW 2023 promete! E a gente promote mostrar muita festa, shows e novos artistas para vocês!

Showcases Oficiais da BIKE

E lá vamos nós, para mais um ano de SXSW, é a quarta vez que viajarei para participar do SXSW em Austin, no Texas. Esse ano, estarei levando mais um artista do Brasil… os nossos queridos BIKE. A banda do interior de São Paulo, mais precisamente de São José dos Campos, irá pela primeira vez para os Estados Unidos e participará do SXSW como artista oficial com 02 showcases oficiais super importantes, apresentando em primeira mão as canções que farão parte do seu novo álbum “Arte Bruta”, previsto para ser lançado em 05 de Maio, pelo nosso selo Before Sunrise Records.

O primeiro showcase oficial acontecerá no espaço RADIO DAY STAGE, no palco El Sonido, da famosa e cultuada rádio norte-americana KEXP, verdadeiro baluarte e sonho de 10/10 músicos e artista de todo o mundo. O RADIO DAY STAGE é um dos palcos principais e mais importantes de todo o SXSW.

Centro de Convenções de Austin | Ballroom A (Salão A)
(500 Cesar Chavez St. Austin, TX 78701)

Localizado no Austin Convention Center, o Radio Day Stage é a oportunidade perfeita para tocar entre painéis e workshops. Todos os anos, o SXSW faz parceria com estações de rádio para ajudar a selecionar as escalações e transmitir as apresentações ao vivo.

Os artistas anteriores incluem Broken Social Scene, Spoon, Chicano Batman, Chvrches, White Denim, Laura Marling, Milky Chance, Twin Shadow, Gang of Four, Courtney Barnett, Dum Dum Girls, Damon Albarn, Big Freedia, Phantogram, Iron and Wine, Charles Bradley, Sunflower Bean, Wet Leg, Houndmouth, SASAMI e muitos mais.

BALTHVS | 12:00pm – 12:40pm CT
iLe | 1:00pm – 1:40pm CT
El Gran Poder De Diosa | 2:00pm – 2:40pm CT
Letón Pé | 3:00pm – 3:40pm CT
Ramona | 4:00pm – 4:40pm CT
BIKE | 5:00pm – 5:40pm CT

O segundo show, será no mesmo dia, no Low Down Lounge, e a curadoria do SXSW caprichou nesse line-up, reunindo artistas do Brasil, Itália, Austrália, Estados Unidos no mesmo palco. O Low Down Lounge fica ao lado do Hotel Vegas, na Onion Street com 6th Street. Sobem ao palco, junto com a BIKE, artistas novíssimos como TUSHAR (Austrália), Dea Matrona (Estados Unidos), Big Mountain County (Itália), Hans Pucket (Nova Zelândia), je’Texas (Estados Unidos). A ordem dos shows segue abaixo:

SXSW Official Showcase ||| Low Down Lounge (1412 E 6th St #3304)

7 – 7:40  pm – TUSHAR (Austrália)
8 – 8:40 pm – Hans Pucket (Nova Zelândia)
9 – 9:40 pm – BIKE (Brasil)
10 – 10:40 pm – Dea Matrona (Irlanda)
11 – 11:40 pm – Big Mountain County (Itália)
12 – 12:50 pm – je’Texas (Estados Unidos)

BIKE US TOUR, poster art by OldBoy.

SXSW 2023, essa edição promete esquentar Austin e o mercado musical

Em 2022, o SXSW voltou presencialmente, depois de 02 anos de suspensão por conta da pandemia do COVID-19, mas voltou timidamente. Estive lá ano passado com dois artistas: Atalhos (Brasil) e Isla de Caras (Argentina), e pude notar um festival muito mais acanhado do que nas edições passadas, como se ainda estivesse com medo de abrir os braços e abraçar o mundo, como sempre acontece no mês de Março em Austin, a capital do Texas e da Psicodelia nos Estados Unidos.

Porém, em 2023, isso parece que não vai acontecer de novo, o que vemos até aqui é um fervor como nunca antes visto, dezenas de festas pipocando todos os dias e sendo anunciadas pelo Instagram, Twitter, Reddit e em todas as redes possíveis. Uma grande movimentação de selos independentes, gravadoras gigantes, produtoras de shows locais, nacionais e internacionais, palcos e mais palcos novos sendo anunciados e milhares de artistas sedentos por uma grande chance de se apresentar para indústria musical global.

O SXSW é sobre isso! Cada um – banda ou artista, selo ou produtora de shows, bookers ou managers – buscando sua grande chance. Buscando seu lugar no concorrido e altamente seletivo mercado musical indie, pop, superstar, e o SXSW é o lugar onde tudo pode acontecer, e acontece mesmo!

Como foram os palcos da BRAIN na edição 2022?

Em resumo na edição de 2022, mesmo com toda dificuldade, conseguimos realizar um feito que foi organizar 04 palcos da BRAIN e totalizamos a marca histórica de 22 shows promovidos/produzidos em apenas 04 dias de Festival. Um maratona absurda, teve dias que realizei 09 shows de uma só vez, num curto espaço de tempo de 08 horas. Quem esteve lá viu a BRAIN ficando seus pés, garras e espalhando amor e energias astrais  psicodélicas por todos os lados de Austin.

Poster do Brain World at SXSW, realizado em 2022.

Mas e 2023, como vai ser?

E em 2023, a gente promete ainda mais!! Mais uma vez teremos os palcos com curadoria da BRAIN, em parceria com Showlist Austin, serão 03 noites no incrível e delicioso espaço chamado SPOKESMAN, um club e coffee house que fica na St Elmo, em Austin. Durante as 03 noites, receberemos 12 bandas de diversas partes do mundo (Estados Unidos, Brasil, Itália, Canadá, etc) sendo 04 shows por dia. Além desses 12 shows, temos mais outros 14 shows que ainda não podemos contar, mas que vão agitar Austin, com certeza!! Quem sabe na próxima coluna, quando já estivermos em Austin, a gente conta tudo para vocês. O Mais importante é que VAMOS BATER NOSSO RECORDE mais uma vez!!!! Em 2022, nós realizamos via Brain Productions Booking a marca histórica de 22 shows em 04 dias… em 2023, essa marca aumenta para 26 shows, todos viabilizados pela BRAIN e esse que vos fala! Legal né?

Expectativa para o SXSW

Nossa expectativa para a edição 2023 do SXSW está nas alturas. A cada dia que falta para o festival acontecer ela aumenta ainda mais, vendo as centenas de festas sendo anunciadas, novos artistas sendo adicionados ao line-up de última hora e pela inúmera troca de emails com meus parceiros e colegas da indústria musical, posso contestar que essa edição será histórica!!

Uma das coisas mais legais do SXSW é a possibilidade infinita de conexões que acontecem durante os dias que são destinados a parte musical em si. É algo que beira o absurdo. Você fica pulando igual uma pipoca na panela quente, de venue em venue, em busca do seu artista preferido ou festa/show imperdível. E é tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, que fica praticamente impossível acompanhar tudo, sempre há algo que vamos perder.

O lance chave é pesquisar e separar as melhores festas para ir, todos os dias tem diversas festas interessantes de selos musicais, agências de shows, empresas de PR, revistas de música, e elas acontecem pelos diversos venues da cidade. O segredo é ir pulando de festa em festa e ir buscando se conectar com o máximo de pessoas possíveis. Essa é a chave do networking: conectar!

Com Samantha Steinberg, manager da banda canadense TEKE::TEKE, no SXSW 2022

Austin de Bicicleta!

Um sugestão para aliviar um pouco esse problema é alugar uma bicicleta! Isso mesmo: uma bicicleta! A cidade de Austin é praticamente plana, ainda mais no centro (downtown) que é onde o fervo acontece de verdade, e uma bicicleta salva seu dia e te ajuda a se descolar de venue para venue muito rapidamente, sem ter a preocupação de buscar estacionamento ou esperar por um taxi ou Lift que demora e custa caro, na maioria das vezes. Todavia, há uma concorrência muito grande nas ruas e é preciso respeitar as sinalizações, os pedestres e aturar o trânsito maluco. Também é complicado “estacionar” a bike, porque a maioria dos guardadores na frente dos venues mais concorridos vai estar lotada durante todo o dia.

Em 2018, para meu azar, alguém prendeu uma bike no pneu da minha bike que estava presa na frente de um venue chamado “Beerland”, hoje – no mesmo lugar, porém reformado – há o premiado novo pico da cidade o bar 13th Floor, e tive que ficar algumas horas esperando a pessoa aparecer e soltar a minha bicileta de novo.

Shows que Mais Quero Ver

A lista de Shows que queremos ver só cresce!!! A cada dessa semana, novos nomes foram sendo anunciados e confirmaram shows no SXSW: de DJ do Anderson Paak – em seu codinome PEE WEE – até artistas como Grouplove, Margaritas Podridas.

Mais Artistas que queremos ver durante o SXSW:

Rogê, Jockstrap, The Black Angels, Be Your Own Pet, BIKE, Bnny, Blvck Hippie, Dream Wife, Dumbo Gets Mad, Jad Fair and The Placebos, Kiwi Jr., The Orielles, Orieons Belte, Otoboke Beaver, Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs, Protomartyr, Bailen, Barrie, Enumclaw, Fishbone, The Goa Express, Ron Gallo, Hermanos Gutiérrez, Indigo de Souza, (parei no L)

Escalados de última hora para o SXSW, a banda mexicana Margaritas Podridas é um dos shows que quero rever em Austin.

Festas e Venues Mais Legais para Ir

Austin é uma cidade que fervilha durante todo o ano, mas na semana do SXSW ela pega fogo literalmente. Listamos alguns lugares essenciais para se conhecer em Austin, porque durante o SXSW, eles recebem os melhores shows do festival!

MOHAWK – Uma das clássicas e mais legais casas de show de Austin, fica no 912 Red River Street e recebe diversos shows todos os anos. No Mohwak, já vi shows do At The Drive-In, The Black Angels, Poliça, Superchunk, Temples, Sudan Archives,

Esse ano a casa recebe festas incríveis como Hair of the Dog Party com Marshall Amps, que está de volta na terça-feira, 14 de março no Mohawk! 12:00 – 18:00 com músicas de The Black Angels, Be Your Own Pet, Sunflower Bean, We Don’t Ride Llamas, Noah And The Loners e Queer Vinyl Collecting DJ sets, tudo GRÁTIS!! RSVP está ao vivo nesse LINK ?

Tem também a festa a promovida pelo site Brooklyn Vegan em parceria com M For Montreal, que vai levar shows de artistas como Indigo de Souza, Blondshell, be your own PET, Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs, Protomartyr, Kiwi Jr., Cheekface, Girl Scout, Ric Wilson, Bartees Strange,  Militarie Gun, Algiers, Model/Actriz, Obongjayar, Hannibal Buress, Portrayal of Guilt e muito mais. Esses shows rolam de meio-dia até 6 da tarde, porque de noite, a festa continua.

De 7 da noite até 2 da manhã, a casa recebe os icônicos Superchunk, e outros artistas como Divino Niño, Algiers, Red Rum Club, Teenage Halloween, Be Your Own Pet (toca outra vez) e mais bandas.

E ainda tem a festa dos selos SUB POP, Saddle Creek, Hardly Art e Bamm Bamm no dia 16 de Março.

Clássico venue e um dos melhores lugares para ver seu artista preferido, assim como o Mohwak, o Hotel Vegas recebe todo ano os melhores shows dos melhores artistas do SXSW. Esse ano a banda oferta ao público 04 noites de residência da banda Osees, além de mais de uma centena de artistas de todas as partes do mundo!

A agência de shows norte-americana SPACE AGENCY, que domina boa parte da cena psicodélica no País e também tem artistas de diversos outros países, incluindo os brasileiros Os Mutantes e Rogê, se une The Nothing Song para promover uma festa explosiva, dividida em duas partes, uma pela tarde e outra na noite, como show oficial do SXSW.

E ainda tem a explosão que é a festa LEVITATION, promovida pelos curadores do mais famoso festival de rock psicodélico do Texas. O LEVITATION é a marca mais conhecida da cidade e tem edições também na França e no Canadá.

No lineup desse ano da LEVITATION Party temos nomes incríveis e quero muito ver como Otoboke Beaver (Japão), Dumbo Gets Mad (Itália), Margaritas Podridas (México), The Orielles (Reino Unido) e muuuuito mais.

Outros Venues maravilhosos e que merecem sua visita são: 13TH FLOOR – CHEER UP CHARLIES – THE ELECTRIC CHURCH – FAR OUT AUSTIN – SAHARA LOUNGE – SWAN DIVE – SPOKESMAN -RADIO DAY STAGE – TWEEDY’S BAR – STUBB’S – SEVEN GRAND – THE PARISH – LUCILLE BAR, e não para por aqui, porque a lista de venues maravilhosos em Austin é imensa…

Senta, Vai ter Bolo: A gente vai te contar tudo o que você sempre quisa saber, de dentro dos bastidores do SXSW!

Como participamos do SXSW de forma profunda mesmo, organizando eventos, festas e levando artistas para lá todo ano, nós podemos dizer que vivemos o Festival de dentro para fora. Viver o Festival de dentro para fora vai além de estar nos bastidores, diz muito mais respeito a realmente conhecer a dinâmica do evento, como ele acontece e o que ele busca dos artistas e dos profissionais do Mercado Global.

Como já dissemos aqui, o SXSW é sobre conexões, ele é feito disso e é isso que o retro-alimenta! Então uma das coisas mais legais é se jogar nas infinitas possibilidades de conexões, e usufruir da chance de estar lado a lado com profissionais do mercado musical de diversas partes do mundo, interagindo com eles a cada momento.

O SXSW é também sobre escolhas! Estar no lugar certo, na hora certa, na festa certa, com as pessoas certas. Como há muita coisa para fazer ao mesmo tempo, é importante criar uma agenda de eventos-chave para ir e concentrar seus esforços nesses eventos para poder extrair o máximo de oportunidades possíveis. É importante criar uma agenda de shows e o app do SXSW te ajuda muito nisso, lá vocês podem favoritar seus artistas preferidos, as festas mais legais e organizar tudo num schedule diário, para não perder nada!

Fica com a gente, que voltaremos em breve com novidades quentinhas e direto do SXSW!!

Câmbio, Desligo!!!

Bruno Montalvão

https://www.brainproductionsbooking.com

Carlo Bruno Montalvão gosta de gatos, acredita em ETs e até se considera um deles, adora cozinhar, e "sofre" pelo Lakers e Flamengo. Montalvão também é manager, booker e produtor cultural com +25 anos de experiência e trabalhos realizados na Indústria Musical. Já realizou turnês por todo o Brasil, e também Estados Unidos, Marrocos, Canadá, México, Argentina, Espanha, Chile, Itália, Suíça, França, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Áustria, República Tcheca, Alemanha, País de Gales, Gibraltar, e deu palestras no SXSW, Pop Montreal, Path Festival e diversos outros Festivais. Trabalhou com artistas como Mac DeMarco (CA), Acid Mothers Temple (JP), The Brian Jonestown Massacre (US), Alice Glass (CA), Franc Moody (UK), Sebadoh (US), Jonathan Richman (US), Allah Las (US), The Helio Sequence (US), El Mató A Un Policía Motorizado (AR), Vanguart (BR), entre outros. Atualmente comanda a Brain Productions Booking, o selo indie Before Sunrise Records e apresenta o programa de radio IndieAmerica, na Mutante Radio. #FreePalestine #IndieAmerica