u-roy U-Roy – foto: divulgação

U-Roy, lenda do “toasting”, técnica que foi base para o Rap, lança disco póstumo com a participação de astros como Mick Jones (The Clash) e Ziggy Marley

Jota Wagner
Por Jota Wagner

U-Roy, que excursionou pelo Brasil em 2020, preparava-se para lançar Solid Gold U-Roy quando faleceu. Estrelas da música se uniram para concluir seu álbum póstumo.

O time de astros que se juntou para concluir o álbum Solid Gold U-Roy mostra a importância do artista jamaicano para o Ska e para o Rap. Ziggy Marley, Mick Jones (The Clash), Shaggy e Rygin King, para citar apenas alguns, são os artistas que participam do disco  póstumo que chega não só para completar a discografia da lenda, mas também para celebrar seu legado.

U-Roy foi o responsável por popularizar o “toasting” na Jamaica, técnica que consiste em pegar o microfone e rimar sobre as músicas que soam nos sound-systens. O toasting foi uma adaptação ao estilo de locução dos Disc Jockeys americanos que os caribenhos viam chegar a seus rádios pelas ondas curtas, usado inicialmente por Count Matchuki. Com a vinda do reggae e do ska para os Estados Unidos trazida por imigrantes, a técnica foi absorvida pela comunidade negra nas festas de rua e então… estava criado o Rap.

Ewart Beckford, (o U-Roy), faleceu aos 78 anos em fevereiro de 2021. Seu novo álbum, inicialmente planejado para 2020, teve a produção atrasada devido à pandemia. Sua gravadora, a Trojan Jamaica, cuidou para que o trabalho criativo de Beckford não fosse para a gaveta, graças principalmente aos esforços Zak Starkley, filho do beatle Ringo Starr e baterista de super bandas como The Who e Oasis, além de fundador da Trojan em 2019.

Solid Gold U-Roy teve três singles lançados para promoção do álbum.  Wake The Town , lançado durante a turnê de Roy pelo Brasil, onde tocou ao lado de nomes como BNegão e Digitaldubs, e os já póstumos Man Next Door, com a participação de Santigold, e Stop That Train, com Rygin King.

“Foi uma grande honra trabalhar nesse projeto com URoy, um verdadeiro precursor,” afirma Santigold. “Ele foi pioneiro num gênero que me influenciou profundamente. Tanto que a música da minha participação, “Man Next Door” é uma das minhas favoritas desde criança.

Descrito como um “paradigma da música jamaicana” pelo DJ inglês David Rodigan, U-Roy iniciou sua carreira discotecando no Dickie Wong’s sound system  em 1961. A partir de 1970, lançou mais de 20 álbuns, sempre acompanhado de gigantes do reggae como Mad Professor e Prince Tony Robinson.

O DJ foi criado em uma família adventista mas se converteu ao Rastafari conforme participava da cultura dos sound systems em Kingston, sua cidade natal. Seus primeiros lançamentos eram verdadeiros louvores Rastas.

Seu lançamento póstumo está disponível em todas as plataformas de streaming a partir desta sexta-feira, 16 de julho. Hora de celebrar o solid gold de U-Roy. Muito bem acompanhado, diga-se de passagem.

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.