TEXTO LUIZ CESAR PIMENTEL
Baby Consuelo e Pepeu Gomes completam 70 anos neste 2022. Com tanta história juntos e seis filhos, o casal, separado como tal há mais de 30 anos, volta a se reunir no palco do Tokio Marine Hall neste sábado (3) para desfilar os hits desde a época em que integravam o mítico Novos Baianos.
No repertório, Masculino e Feminino, Deusa do Amor, Telúrica, Mil e Uma Noites, Menino do Rio, Samba da Minha Terra, Tudo Blue, A Menina Dança, Planeta Venus, Todo Dia Era Dia de Índio, Acabou Chorare, Seus Olhos, entre outros. Sobre todas essas décadas de história musical, Baby conversou com o Music Non Stop.
Music Non Stop – É a sexta ou quinta reunião de vocês desde o final dos Novos Baianos. Tem algum significado além da efeméride de ambos completarem 70 anos neste 2022?
Baby – Nossas reuniões não foram pré-estabelecidas, elas foram acontecendo de repente, por que era chegado o momento de novamente estarmos como parceiros musicais, amigos e pais de seis filhos que hoje são adultos lindos e, finalmente, comemorarmos a nossa vitória por superarmos todos os percalços que vivemos na vida durante a nossa parceria.
Music Non Stop – É a primeira reunião após o falecimento de Moraes Moreira, em 2020, qual é a inspiração ou motivação que isso traz?
Baby – Nosso primeiro encontro musical como Baby e Pepeu foi quando eu e Pedro Baby, nosso filho, trouxemos Pepeu como participação mais que especial no meu show no Rock in Rio, “ Baby Sucessos a Menina ainda Dança”, com a Direção Musical do Pedro Baby. A partir dali seguiríamos em turnê pelo Brasil, mas decidimos fazer a Tour dos Novos Baianos, na qual gravamos um CD/DVD, e fizemos uma turnê com o grupo. Após algum tempo tivemos a saída de Morais do Planeta Terra que nos deixou muito tristes e impactados, pois não esperávamos que ele partisse tão cedo. Após esse acontecimento que nos impactou tanto, tivemos um período de reclusão, também por consequência da pandemia e, só no final de 2021 é que descobrimos que em 2022 cada um de nós faríamos 70 anos de vida nesta Terra.
A princípio cada um estava pensando como como comemorar essa data incrível e, de repente recebemos o convite da Músickeria para encerrarmos o Tim Musique Festival, no Morro da Urca, no Pão de Açúcar e vimos que o nosso reencontro ja seria a maior festa para essa comemoração.
Então batizamos o show com o nome de “Baby & Pepeu 140 Graus”, somando as duas idades e montamos um showzaço , incrível, de tirar o fôlego, para comemorar esse encontro único, para um momento único,
Aproveitamos e gravamos um CD e,o levamos para três capitais do Brasil que são: Salvador Bahia, Rio de Janeiro e agora São Paulo.
Music Non Stop – Pepeu baixista dos Minos, louco com Jimi Hendrix, em Salvador. Baby indo do Rio para a capital baiana aos 17 anos. Como foi o encontro de vocês nessa época e o que trazem juntos desde então?
Baby – Em tempo de muita coragem, garra, alegria, confiança no futuro, perseverança, criatividade e fé.
Esses requisitos maravilhosos nós ainda trazemos juntos e queremos transbordar com todos eles no palco do Tóquio Marine para que as pessoas possam receber essa energia poderosa que transforma as nossas vidas.
Music Non Stop – Existe a história dos eternos Novos Baianos e a história paralela de Baby e Pepeu, mesmo que divorciados há mais de 30 anos. Com seis filhos, como encaram tantas histórias juntos ao reunirem-se em turnê?
Baby – Tem sido uma experiência inédita e espetacular estarmos podendo dar risadas, conversar diversos assuntos, interagir musicalmente, tocar junto como dois amigos eternos. Sabemos muitos detalhes e por que vivemos muitos anos como pais de seis crianças e hoje estamos tendo o privilégio de viver o fruto do perdão e do amor incondicional tudo isso só foi possível porque Jesus nos ensinou.
Music Non Stop – Dê uma prévia do que irão apresentar em São Paulo, por favor.
Baby – Nesse show decidimos mostrar o máximo da nossa parceria, onde fizemos músicas, letras, interagimos de modo muito criativo e livre para compor as condições que são apresentadas no show dando preferência aos nossos hits e abrindo espaço para algumas músicas que nunca cantamos no show também haverá uma homenagem para o nosso irmão Moraes Moreira, para João Gilberto, para os Novos Baianos, para Tom Zé.
Music Non Stop – A ideia de lançarem um álbum de inéditas está valendo? Se sim, podem contar os planos até agora?
Baby – A ideia do álbum de inéditas estava desde o início, porém , para compormos um álbum completo, vamos precisar de tempo para nascerem essas canções, por isso esse primeiro projeto é para trazer para o para o palco algo que nunca fizemos que é cantar juntos, cantar juntos o tempo todo no palco todas as canções que compusemos.
Para nós está sendo um super prazer, pois só fizemos isso no período do laboratório da composição há muitos anos atrás e para o palco cada um cantou uma dessas canções, para nós isso é um momento muito especial.
Music Non Stop – Seguem as 10 músicas de vocês mais tocadas no país nos últimos anos segundo o Ecad (Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais). A lista combina com as preferidas de vocês? Se não, por favor façam suas listas.
1 – Sem pecado e sem juízo
2 – Mil e uma noites de amor
3 – Deusa do amor
4 – Um auê com você
5 – Masculino e feminino
6 – Planeta Vênus
7 – Emília, a boneca gente
8 – Telúrica
9 – Fazendo música jogando bola
10 – Cósmica
Baby – Achei incrível essa lista, embora eu colocasse mais algumas, mas foi uma dica maravilhosa pra gente ficar sabendo as músicas que as pessoas curtem tanto. Porém, no show, todas as músicas são cantadas pelo público o tempo todo, o que nos deixou muito surpresos e felizes. Esse show é para deixar todo mundo estado e de alegria absoluta e restrito In the name of The Lord Jesus.
Serviço:
Baby e Pepeu 140 Graus
Quando: Sábado, 3 de setembro, às 22h
Local: Tokio Marine Hall – Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo
Vendas: Site da Eventim e bilheteria do Tokio Marine Hall, das 12h às 18h.
Classificação etária: 16 anos