Irmãos Fióti e Emicida. Foto: Reprodução

Para além de Emicida e Fióti: 5 tretas famosas entre irmãos na música

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Os irmãos Emicida e Evandro Fióti são apenas mais um triste caso de briga familiar no mundo musical

Sócios de uma empresa de gerenciamento artístico chamada LAB Fantasma, os irmãos e artistas Emicida e Evandro Fióti estão envolvidos em uma triste (e pública) treta. Após acusar Fióti de desviar seis milhões de reais dos caixas da empresa, Emicida entrou na justiça contra o irmão. Até a mãe entrou no meio, defendendo o acusado, que afirma ter feito retiradas legais, com a ciência de todos os outros sócios da empresa, além do irmão.

A troca pública de farpas trouxe à tona mais um caso de irmãos tretando na vida artística. E provando que família é mesmo tudo igual, não importando a fama, a briga se junta a vários outros casos de treta familiar célebres no mundo da música.

1. Oasis: Liam e Noel Gallagher

Os irmãos Gallagher foram o coração da banda Oasis nos anos 1990 e 2000, mas suas brigas eram lendárias e tão espalhafatosas que muita gente acredita que se tratava de pura estratégia de marketing, para se envolver na mídia. Eles se envolviam em discussões acaloradas, agressões físicas e até ameaças de deixar a banda. A rivalidade culminou em 2009, quando Noel saiu do grupo após mais uma briga. Caso ainda não saiba, o Oasis está de volta, com os dois irmãos, em uma turnê milionária. Quem já comprou ingresso anda rezando para que não briguem de novo.

2. The Kinks: Ray e Dave Davies

Os irmãos Davies, fundadores do The Kinks, viviam se pegando na porrada dentro e fora dos palcos, fora inúmeros casos de agressão verbal e lavação de roupa suja para a imprensa. Eles já se agrediram fisicamente durante shows e gravações, e Dave Davies até derramou um drink na cabeça de Ray em um evento público. Um desespero para a mamãe Davies.

3. Bee Gees: Barry, Robin e Maurice Gibb

Para quem acha que disco music é só festa, os Bee Gees mostraram que não é bem por aí. Se no mundo da música há vários casos de briga entre dois irmãos, o que aconteceria em uma com três? Desempate. Maurice Gibb sempre atuou na turma do deixa disso, atuando como mediador nas inúmeras brigas de Barry e Robin, que brigavam pela liderança criativa do grupo.

4. Sepultura: Igor e Max Cavalera

Talvez a mais famosa briga entre irmãos da história do rock venha de uma banda brasileira. Igor e Max Cavalera se desentenderam quando a banda estava prestes a se consolidar no topo do mundo do metal. A briga virou matéria de capa em todas as revistas especializadas, bagunçando o futuro da banda que, a muito custo, conseguiu sobreviver. Hoje, após uma década de treta feia, Igor e Max estão fora do Sepultura, e montaram uma banda juntos para tocar… Sepultura.

5. Carpenters: Richard e Caren Carpenter

Se a briga do Sepultura foi a maior, a dos Carpenters a mais triste e revoltante. Richard Carpenter, nos bastidores da banda, se tornou o irmão tóxico, tentando controlar Caren de forma doentia, marcando de perto a irmã em cada passo de sua vida. A ponto de biógrafos atribuírem ao irmão a causa das doências psiquiátricas que levaram a artista a morrer de anorexia nervosa, com apenas 32 anos de idade.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.