Trasmitter 002: Lalai Person dá dicas culturais direto de Berlim enquanto encara o fim do verão europeu

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Transmitter é a coluna dominical de cultura da Lalai Person no Music Non Stop

 

Um hábito que readquiri esse ano foi ouvir um álbum na íntegra e não fui a única. O Tim Burgess, do Charlatans, criou um projeto no Twitter no início da pandemia, o “Tim Twitter Listening Party”, uma audição feita em conjunto comentada em tempo real pelo artista. Já foram ouvidos 500 álbuns e tem agenda prevista até 2021 quando acontece a audição do Trompe Le Monde, do Pixies, que fará 30 anos desde seu lançamento. A Roísin Murphy será a hostess do programa comentando seu novo álbum no próximo dia 8 de outubro (22h Berlim / 17h São Paulo).

Roisin Murphy

Vamos concordar que a Roísin Murphy é “musa de 2020”. Quem a acompanha nas redes sociais se divertiu bastante com suas lives improvisadas e agora está assim, como eu, ouvindo o novo disco no repeat enquanto rodopia pela sala de casa. Roísin está em todos os lugares, inclusive nesse ótimo bate-papo feito pelo Resident Advisor e nessa entrevista do The Quietus. Já sabemos que ela será uma das grandes estrelas dos festivais de música quando eles retornarem.

Já o meu muso Nick Cave e o roteirista Warren Ellis vão hospedar uma “listening party” da trilha sonora do filme “Dos Homens Sem Lei” (2012), no canal Bad Seed Teevee, no dia 9 de outubro. A audição também será comentada e discutida via chat em tempo real.

Eu dou o prêmio 2020 para a plataforma de música Bandcamp que tá dando um olé no Spotify desde que lançou o Bandcamp Friday, onde toda a receita recebida é direcionada 100% para os artistas. Sexta foi dia! Aqui tem uma lista de artistas negrosuma artistas mulheres negras e outra com artistas negros trans ou não-binário para ajudar. O RA fez uma lista de artistas bem bacana para conhecer na plataforma. A newsletter Kill Yr Idols liberou o acesso da última edição com uma lista fantástica de artistas que também merecem um play.

Na semana passada aconteceu o esperado desfile da Prada com a estreia do Raf Simons como cocriador da marca. Eu, que não sou do universo da moda, me deleitei mesmo com a trilha sonora maravilhosa criada para o desfile pelo Richie Hawtin com seu projeto Plastikman. O Eduardo Viveiros escreveu um excelente texto sobre o desfile com bons insights sobre o momento em que estamos vivendo: Aprendendo a ajustar as expectativas. Serve pra tudo!

Está rolando a edição online do Unsound, festival experimental polonês que está há anos na minha “wish list”. Tem muito debate interessante na agenda, desde “a natureza como cura em tempos de Covid” e “Belarus, cultura e ativismo” ao “futuro dos festivais” e live do festival Nyege Nyege. O Nicolas Jaar é co-curador e reuniu vários artistas e instrumentistas de vários lugares do mundo (incluindo ele próprio) para tocarem juntos na estreia. O acesso é gratuito, mas doações são bem-vindas.

Nicolas Jaar

A Larissa Marques, da newsletter Vibra, achou essa playlist maravilhosa com oito mulheres que inventaram a música americana popular. São elas as responsáveis pelas músicas que amamos hoje em dia existirem. Junto, a Larissa compartilhou uma lista com 150 álbuns feitos por mulheres. Trilha sonora do inverno garantida por aqui.

Carl Craig conta que no início do ano 2000 tocou no Panorama Bar e teve sua experiência de club totalmente alterada neste dia. A festa chegou ao clímax no amanhecer quando a luz do sol atravessou as janelas e cortou a escuridão esfumaçada que tomava conta do lugar. Essa noite é o ponto de partida da sua primeira exposição “Party/Afterparty”, uma instalação sonora que pode ser conferida no Dia:Beacon (alô amigos que estão em NY?).

O François K, que andou sumido do meu radar, está publicando todos os sets que fez nos últimos tempos. Chamo a atenção para esse tributo que ele fez para o saudoso Tony Allen que está uma belezura sonora sem fim.

Enquanto a gente não pode pisar numa pistinha, os clubes virtuais continuam surgindo. Um deles é o Techno Club, que promoverá sua segunda festa neste fim de semana. Uma das djs que tocam é Stacey “Hotwaxx” Hale, a avó do house, que toca no sábado por lá. Para assistir, é necessário comprar um pacote de minutos. Com 5 euros é possível ter acesso a 5 horas de programação, por exemplo.

PODCAST: Talkin' beats with the 'Godmother of House,' Stacey Hotwaxx Hale – 8-Wood Blog

Stacey Hale

Mas não é só de música que a gente vive (só não vive sem ela)

Uma seleção com rapidinhas de assuntos que valem o clique:

  • A Laëtitia Vitaud escreve sobre o futuro do trabalho numa newsletter semanal. Num de seus textos ela discorre sobre o livro “The Uncertainty Mindset: Innovation Insights from the Frontiers of Food”, do Vaughan Tan, em que o autor buscou na alta cozinha insights para lidar com a era da incerteza nesse novo momento do trabalho. Para Tan, incerteza é diferente de risco, pois enquanto em um é possível planejar, no outro é impossível. Super recomendo a leitura (aliás, foi nela que descobri que o filme Ratatouille foi inspirado no “Cozinha Confidencial”, do Anthony Bourdain).
  • Não lembro se já compartilhei, mas na dúvida aqui vai a dica do Imagineering in a Box, curso promovido pela Disney em parceria com a Khan Academy, que mostra todo o processo criativo por trás da criação dos parques. O foco está em estudantes de 11 a 18 anos e professores especializados em artes, humanidades, ciências e matemática, mas vale para todo mundo e tem versão em português.
  • Enquanto a mulherada afirmar estar envelhecendo aos 30, tem gênio redescobrindo a infância aos 100 anos de idade. Eu me inspiro com o segundo.
  • Eu vi há alguns anos uma exposição com fotos de uma Paris na China. O Jardim de Versalhes, a Torre Eiffel, o Jardim de Luxemburgo entre outros lugares estam lá. A cidade é Tianducheng, também conhecida como Sky City, que ficou pronta em 2007 e é uma réplica perfeita da capital francesa. É surreal o esmero na construção para ficar à altura da original.
  • O Bob Dylan, além de ter lançado o excelente Rough and Rowdy Ways esse ano, ressuscitou seu programa Theme Time Radio Hour para falar sobre uísque. Tudo que você imagina do Dylan é ele nesse programa.
  • Na Espiral #14 eu contei sobre o artista Lee Migwei, que eu conheci na sua exposição no Gropius Bau, em Berlim. Foi com certeza uma das coisas mais bonitas que vi nos últimos tempos. Recentemente o Migwei e o Bill T. Jones fizeram a performance “Our Labyrinth” ao vivo direto do MET com duração de quase 5 horas.
  • Um mini doc para conhecer um pouco a cena de música eletrônica de Barcelona e torcer mais do que nunca para essa pandemia acabar. Afinal estamos ansiosos para voltar a curtir uma das cidades mais solares e divertidas da Europa.
  • O site Calvert Journal é um dos mais completos em inglês para quem se interessa pela cultura do leste europeu. Eles estão lançando agora um festival de filmes produzidos nesse canto da Europa.
  • Se Paris está na sua rota, anota aí: a Cindy Sherman ganhou uma retrospectiva na Fundação Louis Vuitton que vai até janeiro de 2021.
  • Está querendo sumir do mapa sem deixar rastros? Já tem empresas vendendo o serviço.
  • O Papel Pop lançou um novo podcast, o Além do Meme, apresentado pelo jornalista e escritor Chico Felitti. O primeiro episódio é sobre o a Beth, do trote, incluindo uma entrevista inédita com ela.
  • Um estudo com 1.200 genomas mapeou a diversidade da população brasileira. Dá uma conferida para ver se há alguma novidade nele. Nessa thread do Twitter está rolando uma discussão fervorosa sobre o assunto.
  • O aeroporto de Tegel encerrará suas atividades no dia 8 de novembro e abriu visitas em seu deck de observação até lá. É só escolher o dia e o horário, agendar e ir. E o antigo Tempelhof está abrigando a exposição Living the City, uma ótima oportunidade para conhecer a área interna do aeroporto.
  • Está rolando até dia 31 de outubro o European Month of Photography com trabalhos de 500 artistas ocupando 100 espaços em Berlim. A cidade está bombando!
  • Eu recomendo o livro “Três Mulheres”, de Lisa Taddeo, que conta de forma envolvente a história real de três mulheres sobre desejo, relações afetivas, sexo e mostra como pequenos detalhes do nosso cotidiano podem moldar quem somos.
  • Um texto sensível escrito a partir do encontro entre o Kalaf Epalanga e o Chadwick Boseman, na Lux, famoso club em Lisboa.
  • Divertidíssima essa campanha nova da Gucci com o Iggy Pop, A$ap Rocky e o Tyler, the Creator.
  • Eu poderia estar nessa lista aí “Sem Acompanhante”, sobre mulheres que viajam sozinhas, apesar de sequer viajar mais
× Curta Music Non Stop no Facebook