Tiny Desk quebra o protocolo e vai até a casa de Milton Nascimento
Assista à apresentação do músico com Esperanza Spalding, Maria Gadú e banda
A série de lives Tiny Desk leva grandes artistas do pop mundial para se apresentar dentro do escritório da rádio pública estadunidense NPR, um formato irreverente que tornou o canal uma das melhores fontes para se escutar boas gravações ao vivo. Como a bagunça do escritório, que funciona como cenografia, é um dos maiores diferenciais do programa (além de suas atrações, claro), são raras as ocasiões em que os produtores se dispuseram a sair do “conforto” de suas mesas para uma gravação externa. Apesar de já ter gravado temporadas em países diferentes, cruzar fronteiras para registrar um só artista só acontece em ocasiões muito específicas.
Na última semana, porém, a NPR publicou a performance de Milton Nascimento e Esperanza Spalding, gravada na casa do cantor, no Rio de Janeiro. A própria rádio elucida: “É difícil de explicar o gigantismo da carreira de Milton Nascimento e sua influência sobre incontáveis gêneros musicais. Raramente saímos do escritório, mas para registrar Nascimento e sua talentosa parceira musical e amiga Esperanza Spalding, sabíamos que era uma oportunidade única”. O vídeo já havia batido, no fechamento desta nota, mais de 600 mil visualizações.
Acompanhada de Maria Gadú (vocais) e os músicos Guinga (violão), Leo Genovese (piano), Dedê Silva (bateria e sintetizadores), Ronaldo Silva (percussão), Shabaka Hutchings (flauta), Filipe Coimbra (guitarra) e Lula Galvão (violão), a dupla tocou cinco canções do mais recente e primoroso álbum Milton + Esperanza.
Além de apresentar o trabalho do músico para a gigantesca base de fãs da Tiny Desk, o trabalho registra em imagens a relação de amizade e admiração entre os dois músicos, latente em cada minuto do programa. “As músicas são suaves, exuberantes e repletas de paixão. As lindas harmonias e os ritmos sincopados, combinados com as acrobáticas linhas de baixo de Spalding, dão às canções um tempero alegre e dançante. Mas o que realmente salta aos olhos nesta performance é a profunda amizade, admiração e amor que Nascimento e Spalding nutrem, um pelo outro”, continua a descrição do vídeo.
Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2023 e nos surpreendeu com um álbum de inéditas fora de série, cristalizando a imagem que o artista mantém no mundo do jazz.