
Tiny Desk Brasil: um dos canais mais legais do YouTube ganha edição brasileira
Episódios serão gravados no escritório do Google, em São Paulo; artistas ainda não foram anunciados
Oficialmente, mais uma bomba comprova que a música brasileira anda muito bem considerada no mundo. A galera do Tiny Desk Concert, produzido pela rádio pública NPR, acaba de anunciar que o Brasil ganhará uma edição exclusiva, gravada aqui mesmo em São Paulo, com artistas nacionais — o Tiny Desk Brasil. Criado para ser gravado no escritório da emissora, um dos programas musicais mais bacanas do YouTube faz as malas para realizar uma temporada internacional pela terceira vez. Anteriormente, somente Japão e Coreia do Sul foram alvos dessa honrosa quebra de protocolo.

Vale lembrar que o programa já nos visitou no ano passado, de forma bastante exclusiva, para gravar um episódio na casa de Milton Nascimento o episódio com Esperanza Spalding. “Raramente saímos do escritório, mas para registrar Nascimento e sua talentosa parceira musical e amiga Esperanza Spalding, sabíamos que era uma oportunidade única”, declarou a produção em agosto de 2024. Parece que gostaram da escapadinha, e agora voltam para um projeto maior, bolado pela produtora Anonymous Content Brazil em parceria com o YouTube Brasil para produzir a temporada brasileira, licenciando o formato.
A data de estreia não foi definida, mas os envolvidos prometem o primeiro programa ainda para 2025. Mantendo a vibe do original, as gravações serão feitas dentro do escritório do Google em São Paulo, e transmitidas pelo inédito Tiny Desk Brasil. Se você não é o expectador de nenhuma das mais de 3,5 bilhões de visualizações da série estadunidense, saiba que já contamos a história do Tiny Desk aqui no seu Music Non Stop.
E ela é hilária: os jornalistas da NPR Bob Boilen e Stephen Thompson estavam no festival South by Southwest, em Austin, quando assistiram a um showcase com qualidade de som horrível, mal-organizado e cheio de gente. Boilen se virou para Thompson e disse, em tom de brincadeira, que “se fosse para ser bagunçado assim, seria melhor que ela tivesse tocado em seu escritório”.

A ideia foi realizada e vingou, e hoje a série já recebeu nomes que vão de Taylor Swift a Anderson Paak, passando por Sting e The Edge, do U2. Mais do que dar espaço a figurões, o Tiny Desk também é responsável por apresentar incríveis talentos ao mundo. O caso mais recente foi o dos argentinos Ca7riel & Paco Amoroso, hoje rodando por festivais internacionais.
Nos resta agora aguardar a divulgação da lista de artistas que gravarão os episódios do Tiny Desk Brasil. Figurões, surpresas, esquisitices no molde do que vemos na curadoria original? Acompanhe aqui as atualizações dos próximos capítulos.