Usher no Tiny Desk Usher e banda no Tiny Desk. Foto: Reprodução

Tiny Desk: Como uma brincadeira se transformou em um dos programas mais legais da internet

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Artistas como Usher, Nelly Furtado e Hot Chip disputam a tapas um espaço para tocar em meio ao pequeno escritório do DJ e jornalista Bob Boilen

A primeira pergunta que se faz ao conhecer a série de shows que acontece em um pequeno e bagunçado escritório no YouTube é: “mas que ideia maluca é essa?”. A segunda que nos vem à cabeça instantaneamente depois é: “mas como é que eles conseguem convencer artistas deste gabarito a encarar essa bronca?”.

Ao passear pelo canal da Tiny Desk Concerts, o queixo chega a despencar. A lista de artistas que já visitaram o pequeno escritório (tiny desk, em inglês) tem nomes como Anderson Paak, Tom Jones, Nelly Furtado, Hot Chip, PJ Harvey, Usher e mais um monte de grandes nomes da música mundial. Todos tocando apertadinhos, em meio a mesas, computadores, documentos e estantes cheias de livros e discos, desde 2008, quando o inusitado programa foi ao ar. Um tremendo sucesso em um universo que, para ganhar atenção, produtores investem milhões para gravar apresentações em lugares como praias paradisíacas, edifícios históricos e até mesmo as pirâmides do Egito.

A resposta para ambas as questões é simples. O projeto tem por trás a NPR, uma rádio pública estadunidense com uma tremenda reputação no mundo da música, baseada em Washington. Este é local de trabalho do DJ e jornalista Bob Boilen, apresentador do Tiny Desk. Aliás, aquele é o seu escritório, onde dá expediente todos os dias.

A ideia de botar figurões para tocar no meio da bagunça surgiu em 2008, quando ele e seu chefe, Stephen Thompson, estavam frequentando o festival South by Southwest, em Austin, no Texas. Ambos foram juntos para apreciar o show da cantora Laura Gibson em um pequeno bar da cidade, parte da programação do evento. O lugar estava tão cheio, bagunçado e barulhento que a dupla mal conseguia ouvir a cantora. Boilen se virou para Thompson e disse, em tom de brincadeira, que “se fosse para ser bagunçado assim, seria melhor que ela tivesse tocado em seu escritório”. O chefe adorou a ideia, e no mesmo ano, a própria Laura Gibson foi convidada para gravar um show em meio às mesas da sala do jornalista. A emissora decidiu, então, aproveitar a gravação e disponibilizar a brincadeira online.

Foi um sucesso estrondoso. A direção da rádio percebeu que aquilo tinha um charme, e começou a convidar mais gente. Hoje, o Tiny Desk é um dos programas mais cultuados da internet, rivalizando com outra rádio pública estadunidense, a KEXP, de Seattle, que conta com uma seleção de artistas igualmente brilhante, mas que tocam em um bonito e bem montado estúdio, dentro das instalações da instituição.

A brincadeira deu muito certo. O público seguiu crescendo e, a partir de 2009, a NPR resolveu fazer apresentações semanais no pequeno escritório, o que significa centenas de novos shows para assistir online a cada ano. Os artistas não só compraram a ideia, como disputam um lugar para se apresentar em meio ao cenário de Boilen. O jornalista, por sua vez, ficou com um espaço bem mais tumultuado para executar seu trabalho diário. Mas não reclama nem um pouco disso.

Os 8 concertos mais assistidos do Tiny Desk, segundo a NPR

1. Nelly Furtado (maio de 2024)

2. Ne-Yo (abril de 2024)

3. Fujii Kaze (abril de 2024)

4. Justin Timberlake (março de 2024)

5. Sean Paul (maio de 2024)

6. Tems (junho de 2024)

7. WILLOW (maio de 2024)

8. Mac Miller (agosto de 2018)

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook