Tim Bernardes Tim Bernardes – foto: divulgação

Revivendo o Belchior que há em nós, Tim Bernardes lança videoclipe nostálgico e singelo para uma de suas melhores baladas

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Tim Bernardes lança videoclipe singelo e nostálgico, perfeito para a incrível A Balada de Tim Bernardes, recheada de Belchior.

Tim Bernardes já pode ser considerado um dos grandes compositores dos tempos atuais. Filho de Maurício Pereira (Os Mulheres Negras) e fundador da excelente banda O Terno, o artista herdou da família a total falta de preconceito com gêneros populares brasileiros, como o brega e o sertanejo, aliados a uma roupagem moderna e sensível que o faz. De certa forma, uma espécie de Devendra Banhart brasileiro. E que siga sempre assim, puxando a música brasileira para cima.

Devendra, aliás, pode ser reconhecido em vários elementos de sua música, assim como Raul Seixas e Belchior, especialmente aparente nesta faixa, “A Balada de Tim Bernardes”.

O videoclipe que acaba de sair, feito todo com imagens de VHS, é melancólico, nostálgico e muito, muito belo. Traz imagens de família, férias na praia e todos aqueles toques pessoais que aproximam tanto a artista do ouvinte, principalmente se acompanhados de uma bela canção, caso de A Balada.

Considerada uma faixa bastante autobiográfica, Tim nos conta: “Eu já tinha uma parte dela, só que fui adicionando versos… Por um lado, essa letra é muito pessoal. Geralmente, as minhas composições são feitas de um eu lírico encaixado no outro e nesta tem várias coisas pessoais. Também fala da minha relação com a música, como eu tenho ela como um espaço mais sublime, sagrado na minha vida, de uma maneira cotidiana, simples e direta – sem se levar tão a sério”.

Há um lugar especial reservado no céu para artistas que conseguem fazer algo extremamente antenado com o que está acontecendo no mundo sem perder as cores de sua ancestralidade. Ali viverá Tim Bernardes.

“A Balada de Tim Bernardes” faz parte do último álbum do cantautor, lançado em junho de 2022. E você pode conferir na íntegra:

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook