
Há 47 anos, os Beatles lançavam um de seus maiores fracassos
Não adiantou ter Beatles, Bee Gees, Aerosmith, Steve Martin e George Martin; o filme Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi totalmente flopado
Você tem a ideia de produzir um filme. Conta com a direção de Michael Schultz, um cara que simplesmente arrasou em uma outra produção envolvendo o universo da música: Os Embalos de Sábado à Noite, baita sucesso de bilheteria. Para o personagem principal, convida Peter Frampton, um artista estourado com seu último disco, Frampton Comes Alive (seis milhões de cópias vendidas ao redor do mundo). Mas você quer mais: convida os Bee Gees e o Aerosmith para participarem, e ainda contrata o comediante Steve Martin para uma produção recontando a história, em musical, de um dos maiores álbuns da história da música, o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Tiro certo, sucesso garantido!

Só que não. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, o filme lançado em 24 de julho de 1978, foi um dos maiores fracassos da história do cinema musical, mesmo tendo por trás o genial produtor musical dos Beatles, George Martin. A crítica detonou, o público não apareceu nas salas de cinema e o resultado foi tão tosco que o guitarrista George Harrison declarou à revista Rolling Stone que “o filme arruinou a imagem de Frampton e dos Bee Gees, e eles não precisavam disso”. Paul McCartney e Ringo Starr foram à première e foram, digamos, elegantemente simpáticos em suas declarações promocionais.
O prego que selou definitivamente o caixão foi martelado pelo hilário prêmio Stinkers Bad Movie Awards, que deu a Stg. Pepper’s o prêmio de pior filme de 1978. Sem surpresa, a crítica musical classificou a história do pobre Sargento Pimenta como “desastre cinematográfico”, “incompreensível com atuações, caricatas” e “mais próximo do pastelão dos Monkees do que o experimentalismo dos Beatles”. Barra pesada!
De positivo, somente a trilha sonora. O disco vendeu bastante e ganhou prêmio (boa, George Martin!), com versões tocadas por nomões como Aerosmith e Earth, Wind & Fire. Como todo bom filme ruim, também foi ficando meio cultuado décadas depois, e há quem ache que a produção de Schultz foi “mal-compreendida” em 1978.

Se hoje tudo o que se refere a Beatles é uma mina de ouro, de videogames a novas séries (diga-se de passagem, administradas com muito mais cuidado estético), a década de 70 foi regada a prejuízos para a banda, como a falida gravadora Apple. O grande mérito do musical Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band foi conseguir a incrível façanha de tornar um projeto envolvendo Bee Gees, Peter Frampton, George Martin, Steve Martin e os Beatles em um desastroso fracasso. Difícil até explicar.